Princípios da Qualidade: 4 dicas essenciais
Esta newsletter tem como tema os Princípios da Qualidade. Um assunto que é alicerce para os requisitos da norma e é essencial o conhecimento para entendimento sistêmico da norma ISO 9001.
Na newsletter de hoje vamos falar de:
- o quê são os princípios da Qualidade
- onde encontrar os princípios da Qualidade
- quais são os princípios da qualidade e os exemplos da aplicação na norma
- relação dos princípios da qualidade com política
O quê são os Princípios da Qualidade
De acordo com o dicionário Michaelis, princípio é a “causa primeira de alguma coisa a qual contém e faz compreender suas propriedades essenciais ou características; razão.”
Neste sentido, os Princípios da Qualidade são a base, raiz e razão da Qualidade.
Onde encontrar os Princípios da Qualidade
Todos os princípios da Qualidade estão descritos na ISO 9000. As descrições incluem a declaração, justificativa, benefícios e ações para melhorar o desempenho da organização quando aplicar o princípio.
Quais são e os exemplos da aplicação na norma
Os 7 Princípios da Gestão da Qualidade são:
Foco no cliente: O foco principal da gestão da Qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes (link para o post sobre as diretrizes da satisfação do cliente)
- Exemplo na ISO 9001: Requisito 5.1.2 (foco no cliente) ou 9.1.2 (satisfação do cliente)
Liderança: Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização (link para o post sobre cultura da qualidade)
- Exemplo na ISO 9001: Capítulo 5 – Liderança
Engajamento das pessoas – Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.
- Exemplo na ISO 9001: A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento, engajando, dirigindo e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (requisito 5.1.1 h)
Abordagem de processo – Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente. (link para o post específico de processos)
- Exemplo na ISO 9001: Requisito 4.4 (sistema de gestão da qualidade e seus processos)
Melhoria: As organizações de sucesso têm um foco contínua na melhoria (link para o post específico de oportunidades de melhorias)
- Exemplo na ISO 9001:: Capítulo 10 – Melhoria
Tomada de decisão baseada em evidência – “Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados” (link para o post sobre custo da não qualidade)
- Exemplo na ISO 9001:: Capítulo 9 – Avaliação de Desempenho
Gestão de relacionamento – Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores (link para o post sobre gestão de fornecedores)
- Exemplo: Requisito 8.4 (controle de processos, produtos e serviços providos externamente)
Relação dos princípios com política
Por definição da ISO 9000:2015, os “princípios da gestão da qualidade” podem formar uma base para o estabelecimento da “política da qualidade”, que é o antecessor dos “objetivos da qualidade”
♥ Você tem facilidade com a aplicação dos princípios? costuma discutir com a equipe? Vou adorar saber!
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Comunidade Qualiexpert
Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.