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Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade

Cap. 4 - Contexto da Organização

Esta newsletter será sobre a importância de ver o sistema como realmente um Sistema, ter pensamento sistêmico, “conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados.”

Se eu te perguntasse, “como você relaciona gestão de riscos com não conformidades? ou procedimentos com indicadores de desempenho?” qual seria a sua resposta? 

Para entender o Pensamento Sistêmico, precisamos ter atenção a 5 pontos descritos por Nikhil Gurjar no livro “A forward looking approach to project management”, da editora Springerlink:

  1. Interdependência de objetos: elementos independentes nunca podem constituir um sistema

  2. Hierarquia: sistemas complexos são feitos de subsistemas menores

  3. Busca de objetivo: a interação sistêmica deve resultar em algum objetivo ou estado final 

  4. Transformação de entradas em saídas: Este é o processo pelo qual as metas são obtidas

  5. Regulação: um método de feedback é necessário para que o sistema opere de forma previsível

Sendo assim, todos os assuntos e temas relacionados a Gestão da Qualidade ou fazem interface, ou interagem ou se retroalimentam.

Exemplo 1: 

O planejamento estratégico, que é baseado no escopo da organização, é dado de entrada para a política, que por consequência gera os objetivos da Qualidade.

Os processos necessários para entregar o produto/ serviço ao cliente final são traduzidos em procedimentos e mensurados por meio de indicadores de desempenho.

Isto é, planejamento estratégico, politica, objetivos da qualidade, processos, procedimentos e indicadores de desempenho devem estar com foco no cliente.

E foco no cliente é um dos sete Princípios da Qualidade

Exemplo 2:

Uma não conformidade deve ser tratada, ter uma análise de causa raiz e um plano de ação elaborado.

Neste plano de ação deve conter ações de correção, corretivas e preventivas. Estas mesmas ações preventivas tem relação direta com as atividades de Gestão de Risco. Por isso ao elaborar o plano de ação para tratamento de uma NC, deve-se ter um olhar também nos riscos do processo ou da organização.

E se neste mesmo plano de ação gerar ações de inovação, novas, que não estavam previstas nos processos e procedimentos, então é o momento de conversar com Gestão do Conhecimento, lições aprendidas.

Exemplo 3:

Um grupo de melhoria é uma atividade periódica com foco em aumentar o desempenho dos processos.

Existem vários modelos atualmente para desenvolver grupos de melhoria: MASP, A3, DMAIC, 8D.

Entretanto todas são baseadas no PDCA e possuem uma condução muito semelhante a tratamento de não conformidade. –
O papel do profissional da Qualidade é ver um Sistema de Gestão como um todo, e não somente um processo isolado do outro. Todos os processos de uma organização devem ter o foco em entregar o produto/serviço ao cliente, com Qualidade, isto é, de acordo com os requisitos estipulados pela própria organização (que são verificados pelas auditorias internas e análises críticas da direção).

Para finalizar, de 0 a 10, como você classifica o seu conhecimento de Pensamento Sistêmico e o da sua equipe?

Se a nota for baixa, a solução passa por treinamentos eficazes e pontuais para tratar cada caso. O resultado pode ser bem positivo!

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

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Depoimentos

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

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