Qualiexpert Qualiexpert

Como mensurar o custo financeiro pela falta de Qualidade?

Blog Qualiexpert Cap. 10 - Melhoria Cap. 9 - Avaliação de Desempenho ISO 9001:2015

Esta newsletter aborda um assunto que sempre aparece quando queremos traduzir erros, desperdícios, reclamações e não conformidades em custos financeiros: o custo da não qualidade. 

Segundo Phillip Crosby, Guru da Qualidade, em seu livro “Qualidade sem choro”, as iniciativas essenciais da liderança para uma empresa com foco em melhoria contínua são:

  1. Compromisso da gerência e a emissão da política da qualidade
  2. Equipe de Melhoria da Gestão da Qualidade
  3. Medição dos processos
  4. Custo da não qualidade
  5. Conscientização em Qualidade
  6. Ação corretiva para identificar e eliminar problemas

Se você está com um desafio relacionado a essa temática, esta newsletter é para você! Por isso, vamos focar no passo 4 – Custo da não Qualidade!

É possível calcular o custo financeiro de um desvio? 

Sim, é possível!

Podemos mostrar a importância da Qualidade de muitas formas, mas talvez a mais perceptível é transformar as atividades de correção e corretivas em custos financeiros.

Philip Crosby nos apresenta que o Custo da Qualidade Qualidade é a soma dos valores da Boa Qualidade (inspeções + auditorias + planejamento de um Sistema de Gestão da Qualidade + treinamento) e dos valores da Não Qualidade (reprogramação + retrabalho + tratamento de defeitos descobertos pelo cliente  + ações corretivas ou de correção).

O resultado desta fórmula é tangível: quanto mais você investe em Boa Qualidade, menos custos de Não Qualidade você terá.

(Como um exemplo simples, comemos saudavelmente para evitar doenças por faltas de vitaminas. O investimento em frutas, legumes e verduras previne o custo (e a dor) da ida ao médico ou da compra de vitaminas sintéticas.)

A partir de um desvio, desperdício ou não conformidade é possível iniciar os cálculos do “custo da não qualidade”.

6 passos práticos para o/a Profissional da Qualidade começar hoje

  1. Tenha o plano de ação em mãos de uma não conformidade específica – de preferência aquela que deu muito trabalho para resolver;
  2. Pergunte para cada responsável de cada ação: “amigo, quantas horas do seu dia você precisou para concluir esta ação?”; faça isso para todos os responsáveis e todas as ações;

  3. Estime aproximadamente quanto custa a hora de trabalho do responsável. Se o salário for X e ele trabalha por 8 horas em 22 dias úteis, a hora de trabalho será de x/8/22;

  4. Faça uma multiplicação simples: horas para resolver a ação corretiva multiplicado pelo valor financeiro da hora de trabalho do responsável. (Exemplo: se o valor da hora do responsável for 20 reais e ele demora 10 horas para resolver a ação, o custo da não qualidade para a ação específica é de 200 reais.) e claro, faça isso para todos os responsáveis e todas as ações;

  5. Some todos os resultados e você terá uma estimativa do “custo da não qualidade” desta não conformidade, isto é, de “não fazer certo a primeira vez”;

  6. Repita todo esse processo para todas as não conformidades do mês e você terá um belo dado para levar para a Liderança e mostrar a importância das atividades relacionadas a Boa Qualidade.

O que pode dar errado ou quais são os desafios?

  1. O responsável pela ação corretiva pode não saber (ou pode não querer falar) exatamente quantas horas precisa para concluir uma ação, com medo de represálias ou punição. Neste caso, sente pessoalmente com cada um e mostre a importância deste indicador para a melhoria contínua;

  2. Não ter o salário do responsável pela ação. Por isso, faça uma estimativa quando não souber exatamente os valores e mostre que foi realizado uma estimativa para a Liderança;

  3. O trabalho que dá para contabilizar o custo da não qualidade pode desestimular a profissional da Qualidade. Nesta situação, o importante é a direção e não a velocidade! Dê o primeiro passo e aos poucos você irá dominar esta atividade.

Como conscientizar a equipe?

Se você precisa de um vídeo para reflexão da equipe, Sipho Tjabadi, Líder da Qualidade da África do Sul elaborou um vídeo de 6 minutos sobre custos da não qualidade muito interessante (em inglês), “The cost of poor quality”. Coloquei disponível na playlist da Qualidade Qualiexpert!

Conclusão

Custo da Não Qualidade é um excelente indicador de eficiência do seu processo e do sistema de gestão. Você já implementou o Custo da Não Qualidade no seu dia a dia? Quais os desafios encontrados?

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Entender e mitigar o custo da não qualidade é essencial para a saúde financeira e operacional da sua empresa. Na Qualiexpert, oferecemos orientação especializada para identificar e resolver problemas de qualidade que resultam em custos adicionais e ineficiências. Ao abordar esses custos, seu negócio pode melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação do cliente.

Contate-nos para uma análise e veja como podemos ajudar a transformar os custos da não qualidade em oportunidades de melhoria e crescimento para o seu negócio.

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

"Muito obrigada! Foi muito bom a repercussão geral aqui na empresa."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente