Como mensurar o custo financeiro pela falta de Qualidade?
Esta newsletter aborda um assunto que sempre aparece quando queremos traduzir erros, desperdícios, reclamações e não conformidades em custos financeiros: o custo da não qualidade.
Segundo Phillip Crosby, Guru da Qualidade, em seu livro “Qualidade sem choro”, as iniciativas essenciais da liderança para uma empresa com foco em melhoria contínua são:
- Compromisso da gerência e a emissão da política da qualidade
- Equipe de Melhoria da Gestão da Qualidade
- Medição dos processos
- Custo da não qualidade
- Conscientização em Qualidade
- Ação corretiva para identificar e eliminar problemas
Se você está com um desafio relacionado a essa temática, esta newsletter é para você! Por isso, vamos focar no passo 4 – Custo da não Qualidade!
É possível calcular o custo financeiro de um desvio?
Sim, é possível!
Podemos mostrar a importância da Qualidade de muitas formas, mas talvez a mais perceptível é transformar as atividades de correção e corretivas em custos financeiros.
Philip Crosby nos apresenta que o Custo da Qualidade Qualidade é a soma dos valores da Boa Qualidade (inspeções + auditorias + planejamento de um Sistema de Gestão da Qualidade + treinamento) e dos valores da Não Qualidade (reprogramação + retrabalho + tratamento de defeitos descobertos pelo cliente + ações corretivas ou de correção).
O resultado desta fórmula é tangível: quanto mais você investe em Boa Qualidade, menos custos de Não Qualidade você terá.
(Como um exemplo simples, comemos saudavelmente para evitar doenças por faltas de vitaminas. O investimento em frutas, legumes e verduras previne o custo (e a dor) da ida ao médico ou da compra de vitaminas sintéticas.)
A partir de um desvio, desperdício ou não conformidade é possível iniciar os cálculos do “custo da não qualidade”.
6 passos práticos para o/a Profissional da Qualidade começar hoje
- Tenha o plano de ação em mãos de uma não conformidade específica – de preferência aquela que deu muito trabalho para resolver;
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Pergunte para cada responsável de cada ação: “amigo, quantas horas do seu dia você precisou para concluir esta ação?”; faça isso para todos os responsáveis e todas as ações;
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Estime aproximadamente quanto custa a hora de trabalho do responsável. Se o salário for X e ele trabalha por 8 horas em 22 dias úteis, a hora de trabalho será de x/8/22;
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Faça uma multiplicação simples: horas para resolver a ação corretiva multiplicado pelo valor financeiro da hora de trabalho do responsável. (Exemplo: se o valor da hora do responsável for 20 reais e ele demora 10 horas para resolver a ação, o custo da não qualidade para a ação específica é de 200 reais.) e claro, faça isso para todos os responsáveis e todas as ações;
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Some todos os resultados e você terá uma estimativa do “custo da não qualidade” desta não conformidade, isto é, de “não fazer certo a primeira vez”;
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Repita todo esse processo para todas as não conformidades do mês e você terá um belo dado para levar para a Liderança e mostrar a importância das atividades relacionadas a Boa Qualidade.
O que pode dar errado ou quais são os desafios?
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O responsável pela ação corretiva pode não saber (ou pode não querer falar) exatamente quantas horas precisa para concluir uma ação, com medo de represálias ou punição. Neste caso, sente pessoalmente com cada um e mostre a importância deste indicador para a melhoria contínua;
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Não ter o salário do responsável pela ação. Por isso, faça uma estimativa quando não souber exatamente os valores e mostre que foi realizado uma estimativa para a Liderança;
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O trabalho que dá para contabilizar o custo da não qualidade pode desestimular a profissional da Qualidade. Nesta situação, o importante é a direção e não a velocidade! Dê o primeiro passo e aos poucos você irá dominar esta atividade.
Como conscientizar a equipe?
Se você precisa de um vídeo para reflexão da equipe, Sipho Tjabadi, Líder da Qualidade da África do Sul elaborou um vídeo de 6 minutos sobre custos da não qualidade muito interessante (em inglês), “The cost of poor quality”. Coloquei disponível na playlist da Qualidade Qualiexpert!
Conclusão
Custo da Não Qualidade é um excelente indicador de eficiência do seu processo e do sistema de gestão. Você já implementou o Custo da Não Qualidade no seu dia a dia? Quais os desafios encontrados?
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Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Entender e mitigar o custo da não qualidade é essencial para a saúde financeira e operacional da sua empresa. Na Qualiexpert, oferecemos orientação especializada para identificar e resolver problemas de qualidade que resultam em custos adicionais e ineficiências. Ao abordar esses custos, seu negócio pode melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação do cliente.
Contate-nos para uma análise e veja como podemos ajudar a transformar os custos da não qualidade em oportunidades de melhoria e crescimento para o seu negócio.
Comunidade Qualiexpert
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