fbpx

Qualiexpert Qualiexpert

Gestão do Conhecimento: Benefícios, Princípios e Dicas

Cap. 7 - Apoio

Nesta edição da newsletter da Qualiexpert, exploramos o mundo da Gestão do Conhecimento. Um tema rico e multifacetado, escolhido especialmente para fornecer a você novas perspectivas e ideias inspiradoras.

Vamos juntos descobrir o que torna a Gestão do Conhecimento tão essencial e interessante no ambiente de negócios atual?

Como qualquer outro ativo, o conhecimento, que é um ativo organizacional intangível, precisa ser gerenciado. Os trabalhadores devem desenvolver, consolidar, reter, compartilhar, adaptar e aplicar o conhecimento para tomar decisões eficazes e realizar ações alinhadas, resolvendo problemas com base na experiência do passado e em novas percepções sobre o futuro.

Benefícios

Apesar do ativo ser intangível, os benefícios são tangíveis: melhora da aprendizagem e da eficácia através da otimização do uso do conhecimento, a fim de criar valor para a organização; apoio aos processos existentes e as estratégias de desenvolvimento; e diferencial chave para eficácia, maior colaboração e competição.

Além disso, a rotatividade da força de trabalho na sociedade atual tem implicações para este tema. Muitas organizações frequentemente isolam ou retêm o conhecimento crítico em especialistas, correndo o risco de perdê-lo quando ocorrem mudanças na organização ou quando esses especialistas saem.

Princípios Orientadores

Você conhece os princípios orientadores da Gestão do Conhecimento? Vamos a eles:

  1. Natureza do conhecimento: o conhecimento é intangível e complexo; as pessoas o criam.
  2. Valor: o conhecimento é uma fonte chave de valor para as organizações cumprirem seus objetivos. O valor determinável do conhecimento está em seu impacto sobre o propósito, visão, objetivos, políticas, processos e desempenho organizacional. A gestão do conhecimento é um meio de desbloquear o potencial valor do conhecimento.
  3. Foco: a gestão do conhecimento serve aos objetivos, estratégias e necessidades organizacionais.
  4. Adaptabilidade: não existe uma única solução que se adapte a todas as organizações em todos os contextos. As organizações podem desenvolver sua própria abordagem para o escopo do conhecimento e da gestão do conhecimento e como implementar esses esforços, com base nas necessidades e contexto.
  5. Entendimento compartilhado: as pessoas criam seu próprio conhecimento por meio do entendimento que têm dos insumos que recebem. Dessa forma, para um entendimento compartilhado, a gestão do conhecimento deve incluir interações entre pessoas, utilizando conteúdo, processos e tecnologias, conforme apropriado.
  6. Ambiente: o conhecimento não é gerido diretamente, isto é, a gestão do conhecimento foca em gerir o ambiente de trabalho, nutrindo assim o ciclo de vida do conhecimento.
  7. Cultura: a cultura é crítica para a eficácia da gestão do conhecimento.
  8. Iterativo: a gestão do conhecimento deve ser faseada, incorporando ciclos de aprendizado e feedback

Dicas Adicionais

  • Não Conformidade e lições aprendidas não são a mesma coisa
  • Indicador de desempenho é uma ótima oportunidade de melhoria do processo de gestão de conhecimento
  • Documente o processo, monitore e implemente dentro do seu sistema de gestão para garantir uma execução organizada e com método
  • Treine e conscientize a equipe em gestão do conhecimento
  • Todas as lições aprendidas são valiosas, desde um modelo de documento a uma inovação

⭐ Todo nosso trabalho é pautado em referências nacionais ou internacionais e essa newsletter foi escrita a partir das orientações da ISO 30401:2018 – Sistema de Gestão do Conhecimento – Requisitos, disponível aqui. 

Como tem sido a experiência da sua organização com a gestão de conhecimento? Vocês têm encontrado eficiência e eficácia nesse processo, ou enfrentam desafios como lentidão ou falta de foco? Nós estamos aqui para ouvir e entender melhor suas percepções. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas experiências e impressões

Frases sobre o tema

“Acredito muito em aprender com os erros, os sucessos e fracassos – qualquer nome que se dê a isso – das outras pessoas e em tentar partir daí e criar seu próprio caminho” Blake Griffin – Jogador de basquete norte-americano

“O fracasso é uma grande oportunidade para começar de novo com mais inteligência” Henry Ford – Fundador da Ford Motor Company

“Tudo bem celebrar o sucesso, mas é mais importante aproveitar as lições dos fracassos” Bill Gates – Empresário norte-americano, cofundador da Microsoft

“Você aprende muito mais com os seus fracassos do que com os seus sucessos” Chris Capossela – CMO da Microsoft

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

   

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Encarar o desafio da gestão do conhecimento pode parecer uma tarefa complexa, mas você não está sozinho nessa jornada. A Qualiexpert está sempre pronta para ajudar sua empresa a superar esses obstáculos e transformar seus ativos intangíveis em resultados tangíveis e valiosos.

Seja para desenvolver, consolidar, compartilhar ou aplicar conhecimento, nossa equipe de especialistas está aqui para apoiar você em cada passo do caminho. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a prosperar na era do conhecimento.

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente