Gestão do Conhecimento: Benefícios, Princípios e Dicas
Nesta edição da newsletter da Qualiexpert, exploramos o mundo da Gestão do Conhecimento. Um tema rico e multifacetado, escolhido especialmente para fornecer a você novas perspectivas e ideias inspiradoras.
Vamos juntos descobrir o que torna a Gestão do Conhecimento tão essencial e interessante no ambiente de negócios atual?
Como qualquer outro ativo, o conhecimento, que é um ativo organizacional intangível, precisa ser gerenciado. Os trabalhadores devem desenvolver, consolidar, reter, compartilhar, adaptar e aplicar o conhecimento para tomar decisões eficazes e realizar ações alinhadas, resolvendo problemas com base na experiência do passado e em novas percepções sobre o futuro.
Benefícios
Apesar do ativo ser intangível, os benefícios são tangíveis: melhora da aprendizagem e da eficácia através da otimização do uso do conhecimento, a fim de criar valor para a organização; apoio aos processos existentes e as estratégias de desenvolvimento; e diferencial chave para eficácia, maior colaboração e competição.
Além disso, a rotatividade da força de trabalho na sociedade atual tem implicações para este tema. Muitas organizações frequentemente isolam ou retêm o conhecimento crítico em especialistas, correndo o risco de perdê-lo quando ocorrem mudanças na organização ou quando esses especialistas saem.
Princípios Orientadores
Você conhece os princípios orientadores da Gestão do Conhecimento? Vamos a eles:
- Natureza do conhecimento: o conhecimento é intangível e complexo; as pessoas o criam.
- Valor: o conhecimento é uma fonte chave de valor para as organizações cumprirem seus objetivos. O valor determinável do conhecimento está em seu impacto sobre o propósito, visão, objetivos, políticas, processos e desempenho organizacional. A gestão do conhecimento é um meio de desbloquear o potencial valor do conhecimento.
- Foco: a gestão do conhecimento serve aos objetivos, estratégias e necessidades organizacionais.
- Adaptabilidade: não existe uma única solução que se adapte a todas as organizações em todos os contextos. As organizações podem desenvolver sua própria abordagem para o escopo do conhecimento e da gestão do conhecimento e como implementar esses esforços, com base nas necessidades e contexto.
- Entendimento compartilhado: as pessoas criam seu próprio conhecimento por meio do entendimento que têm dos insumos que recebem. Dessa forma, para um entendimento compartilhado, a gestão do conhecimento deve incluir interações entre pessoas, utilizando conteúdo, processos e tecnologias, conforme apropriado.
- Ambiente: o conhecimento não é gerido diretamente, isto é, a gestão do conhecimento foca em gerir o ambiente de trabalho, nutrindo assim o ciclo de vida do conhecimento.
- Cultura: a cultura é crítica para a eficácia da gestão do conhecimento.
- Iterativo: a gestão do conhecimento deve ser faseada, incorporando ciclos de aprendizado e feedback
Dicas Adicionais
- Não Conformidade e lições aprendidas não são a mesma coisa
- Indicador de desempenho é uma ótima oportunidade de melhoria do processo de gestão de conhecimento
- Documente o processo, monitore e implemente dentro do seu sistema de gestão para garantir uma execução organizada e com método
- Treine e conscientize a equipe em gestão do conhecimento
- Todas as lições aprendidas são valiosas, desde um modelo de documento a uma inovação
⭐ Todo nosso trabalho é pautado em referências nacionais ou internacionais e essa newsletter foi escrita a partir das orientações da ISO 30401:2018 – Sistema de Gestão do Conhecimento – Requisitos, disponível aqui.
Como tem sido a experiência da sua organização com a gestão de conhecimento? Vocês têm encontrado eficiência e eficácia nesse processo, ou enfrentam desafios como lentidão ou falta de foco? Nós estamos aqui para ouvir e entender melhor suas percepções. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas experiências e impressões
Frases sobre o tema
“Acredito muito em aprender com os erros, os sucessos e fracassos – qualquer nome que se dê a isso – das outras pessoas e em tentar partir daí e criar seu próprio caminho” Blake Griffin – Jogador de basquete norte-americano
“O fracasso é uma grande oportunidade para começar de novo com mais inteligência” Henry Ford – Fundador da Ford Motor Company
“Tudo bem celebrar o sucesso, mas é mais importante aproveitar as lições dos fracassos” Bill Gates – Empresário norte-americano, cofundador da Microsoft
“Você aprende muito mais com os seus fracassos do que com os seus sucessos” Chris Capossela – CMO da Microsoft
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Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Encarar o desafio da gestão do conhecimento pode parecer uma tarefa complexa, mas você não está sozinho nessa jornada. A Qualiexpert está sempre pronta para ajudar sua empresa a superar esses obstáculos e transformar seus ativos intangíveis em resultados tangíveis e valiosos.
Seja para desenvolver, consolidar, compartilhar ou aplicar conhecimento, nossa equipe de especialistas está aqui para apoiar você em cada passo do caminho. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a prosperar na era do conhecimento.
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