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Carta de Fim de Ano 2021
Amiga(o) Profissional da Qualidade e Queridas(os) Clientes, Chegamos ao fim do ano! 2021 foi um ano único cercado de processos complexos e complicados. Estivemos juntos em um contexto externo de insegurança, alegria pelas novas vacinas e adequação à novas formas de trabalho, sempre com muita atenção para que o objetivo…
Objetivo da qualidade: 8 obrigações!
Os objetivos da qualidade, conforme o requisito 6.2 da ISO 9001, servem como bússolas estratégicas, sendo estabelecidos em diversos níveis da organização para conduzir e medir o desempenho contínuo em direção à excelência. Você conhece as 8 obrigações de um objetivo da qualidade de uma organização ? Vamos a eles:…
Custo da Não Qualidade: 5 passos e 3 objeções
Esta newsletter aborda um assunto que sempre aparece quando queremos diminuir os custos em reais ou dólares dos processos organizacionais, principalmente quando o contexto é de retrabalho, reclamação de cliente ou não conformidades. É possível calcular o custo financeiro de um desvio causado pela falta de não Qualidade? Sim, é…
Satisfação do Cliente: 14 Princípios da ISO 10004:2018
Recentemente, durante os meus estudos li uma norma específica de diretrizes para satisfação do cliente: ISO 10004:2018 - Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para monitoramento e medição (importante destacar que norma de "diretrizes" não possui requisitos obrigatórios, mas sim orientações). Enquanto que a satisfação do cliente é detalhada…
8S para a escrita corporativa
Escrever um documento, relatório, e-mail ou treinamento é uma atividade comum e rotineira no dia a dia de qualquer profissional da Qualidade, mas será que existe uma ciência por trás disso? Como ter uma escrita bacana com a equipe e a liderança? Esta newsletter é um resumo de um artigo da…
Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade
Esta newsletter será sobre a importância de ver o sistema como realmente um Sistema, ter pensamento sistêmico, "conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados." Se eu te perguntasse, "como você relaciona gestão de riscos com não conformidades? ou procedimentos com indicadores de desempenho?" qual seria a sua resposta? Para…
Gestão de Mudança: Teoria e Prática
É obrigatório fazer uma gestão das mudanças na organização? É sim! A ISO 9001:2015 trata de gestão de mudança em 11 requisitos diferentes, tais como o 6.3 (Planejamento de mudanças), 8.2.4 (Mudanças nos requisitos para produtos e serviços), 8.3.6 (Mudanças de projeto e desenvolvimento) e 8.5.6 (Controle de mudanças). A…
Desafios do mapeamento de processo
Os desafios do mapeamento de processo começam nas reuniões de brainstorming. Essa é uma atividade que todo profissional da Qualidade já passou ou vai passar no dia a dia corporativo. Durante a leitura do livro "Fundamentals of Business Process Management", de DUMAS, Marlon et al. 2018, encontrei um capítulo que…
Análise de Indicador de Desempenho: Modelo DELTA e 5 estágios
A análise de indicador de desempenho tem um papel fundamental nos negócios. Durante a elaboração do conteúdo programático do último evento que conduzi sobre Indicadores de Desempenho, encontrei um artigo da Escola de Negócios de Harvard chamado "3 exemplos de análise de negócios em ação" e gostaria de dividir com…
Carta de Fim de Ano 2020
Amiga (o) Profissional da Qualidade, Espero que esteja tudo bem com você e a sua família neste ano tão confuso. Sabemos o quanto foi difícil 2020, ficamos ansiosos e preocupados, mas também nos superamos, aprendemos a ser fortes e valorizamos os pequenos sucessos. Com muita motivação, tivemos que fazer uma…