Blog
Sustentabilidade: Dicionário, conceitos e referências
A newsletter desse mês é sobre um tema que tenho estudado e trabalhado bastante e assim como a Gestão da Qualidade, possui alguns termos específicos, a Sustentabilidade. Sei que para conscientizar, treinar e implementar, é preciso entender os conceitos chave e conhecer as principais referências, por isso selecionei alguns conceitos…
Plano da Qualidade: 5 dicas para o Planejamento da Qualidade
Se você trabalha com planejamento da Qualidade em projetos, produtos ou serviços, a newsletter é para você! Existe um documento chave que é geralmente o resultado do planejamento da qualidade (parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender…
Hora da Disrupção – Um artigo CQI & Qualiexpert
Esta newsletter é especial, por um motivo extraordinário: neste semestre chegamos ao CQI - Chartered Quality Institute , por meio da reportagem "hora da disrupção" e gostaria de compartilhar com vocês essa conquista incrível. Eu, Patricia Vasques, dei uma entrevista para a revista Quality World, exclusiva do CQI, sobre…
Princípios da Qualidade: 4 dicas essenciais
Esta newsletter tem como tema os Princípios da Qualidade. Um assunto que é alicerce para os requisitos da norma e é essencial o conhecimento para entendimento sistêmico da norma ISO 9001. Na newsletter de hoje vamos falar de: o quê são os princípios da Qualidade onde encontrar os princípios da…
Oportunidade de Melhoria: Qualidade e Sustentabilidade
Esta newsletter tem como tema melhoria, melhoria contínua e oportunidade de melhoria para sustentabilidade - esse assunto novo e essencial onde o profissional da Qualidade pode ajudar bastante. Na newsletter de hoje vamos falar de: Qual a diferença entre melhoria e melhoria contínua Como iniciar o processo de melhoria contínua…
Sistema de Gestão: 6 orientações essenciais
Vamos falar dos fundamentos hoje! Entender os fundamentos, verbetes e os processos iniciais das normas de Gestão é o primeiro passo para uma carreira mais sólida e de sucesso. Se você já entende bem, é um especialista na disciplina, a newsletter será uma breve aula de conceitos. Mas se você…
Carta de Fim de Ano 2021
Amiga(o) Profissional da Qualidade e Queridas(os) Clientes, Chegamos ao fim do ano! 2021 foi um ano único cercado de processos complexos e complicados. Estivemos juntos em um contexto externo de insegurança, alegria pelas novas vacinas e adequação à novas formas de trabalho, sempre com muita atenção para que o objetivo…
Objetivo da qualidade: 8 obrigações!
Os objetivos da qualidade, conforme o requisito 6.2 da ISO 9001, servem como bússolas estratégicas, sendo estabelecidos em diversos níveis da organização para conduzir e medir o desempenho contínuo em direção à excelência. Você conhece as 8 obrigações de um objetivo da qualidade de uma organização ? Vamos a eles:…
Satisfação do Cliente: 14 Princípios da ISO 10004:2018
Recentemente, durante os meus estudos li uma norma específica de diretrizes para satisfação do cliente: ISO 10004:2018 - Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para monitoramento e medição (importante destacar que norma de "diretrizes" não possui requisitos obrigatórios, mas sim orientações). Enquanto que a satisfação do cliente é detalhada…
8S para a escrita corporativa
Escrever um documento, relatório, e-mail ou treinamento é uma atividade comum e rotineira no dia a dia de qualquer profissional da Qualidade, mas será que existe uma ciência por trás disso? Como ter uma escrita bacana com a equipe e a liderança? Esta newsletter é um resumo de um artigo da…