Análise Crítica da Direção: 7 possíveis erros e como resolvê-los
Esta newsletter é direcionada para uma atividade periódica, trabalhosa, importante e que acontece, ou no final do ano ou no primeiro bimestre do ano, em todas as empresas que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado: a reunião de Análise Crítica da Direção.
A Análise Crítica da Direção é definida no requisito 9.3 e todos os assuntos que devem ser abordados nesta reunião estão detalhados na ISO 9001:20015: dados de entradas (análise do período) e os dados de saídas (próximas ações planejadas para o período seguinte).
Dicas Gerais
De uma forma geral, os 12 dados de entrada devem ser debatidos durante a reunião com a Direção, para gerar os 3 dados de saída. E claro, todas as evidências da reunião devem ser retidas (apresentação, planilhas, atas e o que mais for utilizado) no sistema de documentação da organização como informação documentada.
A reunião de Análise Crítica é uma reunião muito parecida com todas as outras, mas se você nunca fez uma, selecionei 7 possíveis situações complicadas que podem acontecer, que foram obtidas por meio da experiência e durante serviços de Mentoria Executiva.
7 situações complicadas
1 – Esquecer de fazer a ata de reunião.
A ISO 9001 não cita declaradamente uma ata de reunião; mas esta será a informação documentada (lembre do capítulo 7.5 da ISO 9001) dos resultados de análises críticas pela direção.
2 – Ata de reunião e apresentação com títulos divergentes aos do requisito
Uma ata de reunião ou apresentação em modelo livre, pode ser difícil para o auditor encontrar os resultados que a norma ISO 9001 pede. Para facilitar a vida do auditor e a sua, faça os títulos exatamente iguais aos descritos no requisito 9.3.2 e 9.3.3
3 – Não gravar a reunião ou não fazer anotações durante as discussões da reunião
É uma tarefa delicada conduzir a reunião e ao mesmo tempo fazer as anotações. por isso, se estiver em ambiente online, grave; se estiver presencial, solicite ajuda de algum companheiro do departamento para fazer as anotações
4 – Direção não comparecer a reunião de Análise Crítica da Direção
Se na lista de presença não houver o registro da presença da Direção, é possível que o auditor possa dar uma Não Conformidade no requisito 5.1.1 (“A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade”).
Considera-se Direção como todos os líderes dos processos em análise.
No convite da reunião, destaque a importância da participação de todos para o sucesso deste evento.
Durante a reunião, solicite o registro na lista de presença ou registre pelo sistema de videoconferência. A participação da Direção na reunião de Análise Crítica da Direção é fundamental.
5 – Análises subjetivas ou julgamento de valor
O principio da Qualidade “tomada de decisão baseada em evidência”, descrito na ISO 9000, é o pilar da reunião de Análise Crítica da Direção. Por isso, evite “achismos”, incertezas ou percepções sem uma comprovação objetiva.
A ISO 9001 solicita uma análise de tendências, por isso é fundamental uma análise qualitativa ou quantitativa dos dados em relação aos períodos anteriores.
6 – Falta de rastreabilidade das informações
Lembre de registrar números identificadores de não conformidades, auditorias ou documentos do sistema de gestão. Será mais fácil você ter esses registros no momento da elaboração da reunião de análise crítica do período posterior e realizar o devido acompanhamento.
7 – Evidências não registradas como informação documentada
A equipe responsável deve registrar toda a documentação que evidencia os resultados de análises críticas pela Direção no sistema de gestão (apresentação realizada, lista de presença e a ata de reunião).
⭐ Você já realizou a Análise Crítica da Direção?
Caso não tenha realizado, desejo uma excelente reunião!
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Realizar uma análise crítica da direção, conforme o requisito 9.3, exige um enfoque meticuloso na avaliação e melhoria continua da eficácia do sistema de gestão da qualidade
Oferecemos suporte especializado para facilitar esse processo, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para uma avaliação detalhada dos indicadores de desempenho. Nosso objetivo é auxiliar a direção na condução de análises críticas efetivas que garantam a melhoria contínua e o alinhamento com os princípios da ISO 9001.
Entre em contato , será uma satisfação colaborar com a sua empresa na otimização da gestão da qualidade para um futuro responsável e de sucesso.
Comunidade Qualiexpert
Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.