Qualiexpert Qualiexpert

Análise Crítica da Direção: 7 possíveis erros e como resolvê-los

Blog Qualiexpert Cap. 9 - Avaliação de Desempenho ISO 9001:2015

Esta newsletter é direcionada para uma atividade periódica, trabalhosa, importante e que acontece, ou no final do ano ou no primeiro bimestre do ano, em todas as empresas que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado: a reunião de Análise Crítica da Direção.

A Análise Crítica da Direção é definida no requisito 9.3 e todos os assuntos que devem ser abordados nesta reunião estão detalhados na ISO 9001:20015: dados de entradas (análise do período) e os dados de saídas (próximas ações planejadas para o período seguinte).

Dicas Gerais

De uma forma geral, os 12 dados de entrada devem ser debatidos durante a reunião com a Direção, para gerar os 3 dados de saída. E claro, todas as evidências da reunião devem ser retidas (apresentação, planilhas, atas e o que mais for utilizado) no sistema de documentação da organização como informação documentada.

A reunião de Análise Crítica é uma reunião muito parecida com todas as outras, mas se você nunca fez uma, selecionei 7 possíveis situações complicadas que podem acontecer, que foram obtidas por meio da experiência e durante serviços de Mentoria Executiva.

7 situações complicadas

1 – Esquecer de fazer a ata de reunião.

A ISO 9001 não cita declaradamente uma ata de reunião; mas esta será a informação documentada (lembre do capítulo 7.5 da ISO 9001) dos resultados de análises críticas pela direção.

2 – Ata de reunião e apresentação com títulos divergentes aos do requisito

Uma ata de reunião ou apresentação em modelo livre, pode ser difícil para o auditor encontrar os resultados que a norma ISO 9001 pede. Para facilitar a vida do auditor e a sua, faça os títulos exatamente iguais aos descritos no requisito 9.3.2 e 9.3.3 

3 – Não gravar a reunião ou não fazer anotações durante as discussões da reunião

É uma tarefa delicada conduzir a reunião e ao mesmo tempo fazer as anotações. por isso, se estiver em ambiente online, grave; se estiver presencial, solicite ajuda de algum companheiro do departamento para fazer as anotações

4 – Direção não comparecer a reunião de Análise Crítica da Direção

Se na lista de presença não houver o registro da presença da Direção, é possível que o auditor possa dar uma Não Conformidade no requisito 5.1.1 (“A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade”).

Considera-se Direção como todos os líderes dos processos em análise.

No convite da reunião, destaque a importância da participação de todos para o sucesso deste evento.

Durante a reunião, solicite o registro na lista de presença ou registre pelo sistema de videoconferência. A participação da Direção na reunião de Análise Crítica da Direção é fundamental.

5 – Análises subjetivas ou julgamento de valor

O principio da Qualidade “tomada de decisão baseada em evidência”, descrito na ISO 9000, é o pilar  da reunião de Análise Crítica da Direção. Por isso, evite “achismos”, incertezas ou percepções sem uma comprovação objetiva.

A ISO 9001 solicita uma análise de tendências, por isso é fundamental uma análise qualitativa ou quantitativa dos dados em relação aos períodos anteriores.

6 – Falta de rastreabilidade das informações

Lembre de registrar números identificadores de não conformidades, auditorias ou documentos do sistema de gestão. Será mais fácil você ter esses registros no momento da elaboração da reunião de análise crítica do período posterior e realizar o devido acompanhamento.

7 – Evidências não registradas como informação documentada

A equipe responsável deve registrar toda a documentação que evidencia os resultados de análises críticas pela Direção no sistema de gestão (apresentação realizada, lista de presença e a ata de reunião). 

⭐ Você já realizou a Análise Crítica da Direção? 
Caso não tenha realizado, desejo uma excelente reunião!

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Realizar uma análise crítica da direção, conforme o requisito 9.3, exige um enfoque meticuloso na avaliação e melhoria continua da eficácia do sistema de gestão da qualidade

Oferecemos suporte especializado para facilitar esse processo, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para uma avaliação detalhada dos indicadores de desempenho. Nosso objetivo é auxiliar a direção na condução de análises críticas efetivas que garantam a melhoria contínua e o alinhamento com os princípios da ISO 9001.

Entre em contato , será uma satisfação colaborar com a sua empresa na otimização da gestão da qualidade para um futuro responsável e de sucesso.

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

"Muito obrigada! Foi muito bom a repercussão geral aqui na empresa."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente