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Não Conformidade: 3 orientações estratégicas

Cap. 10 - Melhoria Cap. 8 - Operação

Estamos aqui para falar de algo que, quando ocorre, geralmente traz um caos: as situações de não conformidade (NC). Algumas pessoas levam isso para o lado pessoal, outras jogam a responsabilidade para a equipe da Qualidade, enquanto outras, alinhadas com os requisitos da ISO 9001, agem corretamente. E você, em qual grupo se encaixa?

Para apoiar todos, que lidam com esses desafios diariamente (desperdício, retrabalho, custo da não qualidade e gestão de não conformidade), destacamos a importância de dois requisitos da ISO 9001:2015: 8.7 – Controle de Saídas Não Conformes e 10.2 – Não Conformidade e Ação Corretiva.

Vamos detalhar:

1 – Registro da não conformidade, análise de causa raiz e plano de ação

Um registro de não conformidade é a diretriz inicial e deve ser elaborada para documentar e :

  • Identificar a não conformidade e o requisito não atendido,
  • Analisar a causa raiz (o motivo real da não conformidade ter acontecido),
  • Elaborar plano de ação com ações de correção (para eliminar uma não conformidade identificada) , ações corretivas (para tratar a causa raiz) e ações preventivas (para evitar e recorrência da não conformidade).

Dicas sobre análise de causa raiz

A causa raiz de uma não conformidade é, na maioria das vezes, problemas de gestão. Deve-se evitar “culpar” um colaborador pela não conformidade. O profissional da Qualidade precisa ter técnica e utilizar as ferramentas da Qualidade aplicáveis, tais como 5 porquês ou Ishikawa.

Alguns tipos de causa raiz podem ser: comunicação ineficaz ou ausente, requisitos do projeto insuficientes, mudanças não claramente identificadas, falta de experiência/competência, erro humano genuíno mesmo com capacitação, uso de material não aprovado, condição de armazenamento incorreta, registro de saída perdida, entre tantas outras.

Classificação de não conformidade

Em algumas empresas, existe uma classificação da não conformidade de acordo com o impacto, dano a imagem da empresa, dano ao patrimônio ou segurança do trabalho (similar a matriz de risco). Lembro que isto não é um requisito da ISO 9001, mas caso exista, garanta que todos tenham entendimento de como aplicar.

2 – É uma saída não conforme e é necessário informar o cliente

Atividades realizadas para informar ao cliente devem estar descritas em uma informação documentada:  quem, como e quando será realizada a comunicação ao cliente, conforme requisitos da ISO 9001: 7.4-Comunicação e 8.2.1 – Comunicação com Cliente.

Mantenha todas as evidências em mãos para incluir no registro da não conformidade (Exemplo: atas, e-mails). Assim, você terá toda a rastreabilidade da informação, de uma forma organizada.

3 – Ao acontecer uma não conformidade, é o momento de colocar o óculos do “pensamento sistêmico

Para apoiar o pensamento sistêmico necessário, propomos algumas reflexões:

⭐ Sabemos que tratar não conformidades pode ser um desafio complexo. Como tem sido a gestão dessas situações na sua organização? E as taxas de retrabalho da equipe, como estão? Estou interessado em ouvir sobre suas experiências e dificuldades nesse aspecto. Vamos conversar e explorar juntos soluções para esses desafios

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Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Se você está enfrentando desafios na gestão da qualidade ou precisa de orientação especializada para lidar com não conformidades conforme a ISO 9001, a Qualiexpert está aqui para ajudar. Nossa equipe de especialistas está pronta para oferecer suporte personalizado e soluções eficazes adaptadas às suas necessidades específicas. 

Não deixe que o retrabalho, o desperdício e os custos da não qualidade afetem a eficiência e a reputação da sua empresa. Entre em contato conosco para uma consulta detalhada, e vamos trabalhar juntos para transformar os desafios em oportunidades de melhoria contínua

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Depoimentos

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

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