Blog
Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade
Esta newsletter será sobre a importância de ver o sistema como realmente um Sistema, ter pensamento sistêmico, "conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados." Se eu te perguntasse, "como você relaciona gestão de riscos com não conformidades? ou procedimentos com indicadores de desempenho?" qual seria a sua resposta? Para…
Gestão de Mudança: Teoria e Prática
É obrigatório fazer uma gestão das mudanças na organização? É sim! A ISO 9001:2015 trata de gestão de mudança em 11 requisitos diferentes, tais como o 6.3 (Planejamento de mudanças), 8.2.4 (Mudanças nos requisitos para produtos e serviços), 8.3.6 (Mudanças de projeto e desenvolvimento) e 8.5.6 (Controle de mudanças). A…
Análise de Indicador de Desempenho: Modelo DELTA e 5 estágios
A análise de indicador de desempenho tem um papel fundamental nos negócios. Durante a elaboração do conteúdo programático do último evento que conduzi sobre Indicadores de Desempenho, encontrei um artigo da Escola de Negócios de Harvard chamado "3 exemplos de análise de negócios em ação" e gostaria de dividir com…
Carta de Fim de Ano 2020
Amiga (o) Profissional da Qualidade, Espero que esteja tudo bem com você e a sua família neste ano tão confuso. Sabemos o quanto foi difícil 2020, ficamos ansiosos e preocupados, mas também nos superamos, aprendemos a ser fortes e valorizamos os pequenos sucessos. Com muita motivação, tivemos que fazer uma…
Ferramentas da Qualidade: 6 motivos para o 5 porquês não dar certo
O assunto desta newsletter surgiu de um bate papo com uma profissional que me enviou uma mensagem com dúvida em ferramentas da Qualidade: "Patricia, você tem algum material específico para 5 porquês? Eu sei a teoria, mas o meu não funciona. Não consigo encontrar essa causa raiz". Depois de uns…