Objetivo da qualidade: 8 obrigações!
Os objetivos da qualidade, conforme o requisito 6.2 da ISO 9001, servem como bússolas estratégicas, sendo estabelecidos em diversos níveis da organização para conduzir e medir o desempenho contínuo em direção à excelência. Você conhece as 8 obrigações de um objetivo da qualidade de uma organização ?
Vamos a eles:
1 – Os objetivos da qualidade precisam estar alinhados a política da qualidade e esta deve estar alinhada ao contexto e apoiar o alinhamento estratégico da organização.
Por exemplo, se a política da qualidade disser que o foco é no:
-
Cliente, o objetivo da qualidade pode ser o monitoramento da satisfação do cliente.
-
Produto perfeito, o objetivo da qualidade pode ser o monitoramento do retrabalho
2 – Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis, isto é, ser medido. Você pode utilizar uma formula matemática para gerar um porcentual e criar um indicador de desempenho.
No caso acima, poderia ser:
-
Satisfação do cliente = soma das notas do formulário de satisfação do cliente enviados pelos clientes / quantidade de formulários recebidos no mês
-
Retrabalho = quantidade de não conformidades tratadas em tempo hábil / quantidade de não conformidades
3 – Os objetivos da qualidade devem levar em conta os requisitos, isto é, verificar os requisitos estatutários e regulamentares.
Por exemplo, se o cliente considera que a organização deve monitorar a quantidade de papel utilizado pelo projeto. Aí está um objetivo da qualidade a ser mensurado!
4 – Os objetivos da qualidade devem ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente.
Por exemplo, se na política da qualidade falar de criatividade, talvez seja necessário incluir um objetivo relacionado a inovação e tecnologia (talvez treinamentos ou workshops periódicos?)
5- Os objetivos da qualidade devem ser monitorados.
Isto é, é necessário uma pessoa monitorando o indicador, na periodicidade definida (horária, diária, semanal, mensal), com acesso aos sistemas necessários (ou outros recursos), com condições de realizar uma boa análise crítica e com conhecimento de até quando o objetivo será monitorado ( até o fim do projeto?)
6- Os objetivos da qualidade precisam ser comunicados.
(assim como a política da qualidade)
Isto é, a equipe responsável pode elaborar relatórios de desempenhos, apresentações, utilizar a intranet da empresa, enviar e-mail para o departamento e/ou comunicar em reuniões onde os envolvidos participam.
7 – Os objetivos da qualidade devem ser atualizados como apropriado
(principalmente como dado de entrada na reunião de análise crítica pela direção).
8 – Os objetivos da qualidade devem ser mantidos como informação documentada.
Isto é, precisa ter uma identificação, descrição, formato e meio definidos, como por exemplo:
Relatório de objetivos: REL-001
Data de revisão: 24 de julho de 2019
Elaborado por: Patricia vasques
Formato: powerpoint – meio eletrônico
A norma ISO 9001 se relaciona a vários outros requisitos e o entendimento deste relacionamento é muito importante para a correta compreensão da norma.
Veja aqui frases de pessoas famosas sobre o tema
“Objetivos não deveriam nunca ser fáceis, eles devem forçá-lo a trabalhar, mesmo que seja desconfortável no momento” Michael Phelps – Nadador Olímpico
Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Conte sempre com a Qualiexpert para transcender os obstáculos em seu sistema de gestão e aprimorar suas atividades. Não hesite em se comunicar conosco e explorar as formas como podemos ser um suporte no seu crescimento.
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Comunidade QualiexpertSe você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.