Dicionário da Gestão da Qualidade
Dicionário da Gestão Qualidade- Sejam Bem-Vindos!
Nesta edição da newsletter da Qualiexpert, gostaríamos de fazer uma pergunta: Quantas vezes você se deparou com um verbete no âmbito do Sistema de Gestão que você não tinha ouvido falar e ficou sem saber o que significava, para o que servia ou onde utilizar?
Uma notícia boa, você não está só!
Esses verbetes estão em todos os tipos de negócios. No âmbito da Qualidade são siglas, acrônimos, abreviaturas, conceitos, ferramentas e técnicas em português, inglês e em japonês.
Por isso, elaboramos um Dicionário da Gestão da Qualidade a partir da nossa experiência e do site da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ) , que é “uma associação profissional sem fins lucrativos que desenvolve, promove e aplica informações e tecnologias relacionadas à qualidade para o setor privado, governo e academia”.
Será que você conhece todas as palavras do nosso Dicionário da Gestão da Qualidade?
Vamos a ele:
5 Porquês
“Uma técnica para descobrir as causas raízes de um problema e mostrar a relação das causas fazendo repetidamente a pergunta: “Por quê?” Uma técnica de questionamento repetitivo para investigar mais profundamente a causa raiz de um problema. O número de vezes que “por que” é perguntado depende de quando a verdadeira causa raiz é alcançada.”
Veja a nossa newsletter: 6 motivos para o 5 porquês não dar certo
5S
(Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke)
Cinco termos japoneses começando com “s” usados para criar um local de trabalho adequado para controle visual e produção enxuta. A abordagem 5S organiza o local de trabalho, mantém-no arrumado e limpo, estabelece condições padronizadas e mantém a disciplina para sustentar o esforço.
Objetivo: Organizar, Limpar, Padronizar o Local de Trabalho para diminuir retrabalho e acidentes de trabalho
5W: What, Where, Why, Who, When
(O que, Onde, Por que, Quem ou Quando)
Objetivo: Detalhar uma frase, procedimento, ação nas 5 etapas
6M
Ver Ishikawa
6 SIGMA
“Ferramentas de resolução de problemas usadas para apoiar o Seis Sigma e outros esforços de melhoria de processos: voz do cliente, mapeamento do fluxo de valor, mapeamento de processos, análise de capacidade, gráficos de Pareto, análise de causa raiz, modo de falha e análise de efeitos, planos de controle, controle estatístico de processo, 5S, prova de erros e projeto de experimentos.”
8D
“abordagem de resolução de problemas para identificar, corrigir e eliminar problemas recorrentes.”
8 passos ou disciplinas a serem seguidas para tratar um problema para que ele não volte a ocorrer
A3
“O relatório A3, desenvolvido pela Toyota, é uma ferramenta de resolução de problemas para definir ou esclarecer problemas, sugerir soluções e registrar os resultados das atividades de melhoria. O relatório é escrito em papel do tamanho de um m uma folha de papel A3 (297 x 420 mm) e inclui texto, imagens, diagramas e gráficos divididos em diferentes seções, cada uma claramente identificada e organizada em um fluxo lógico para produzir o resultado desejado para um processo proposto.
O A3 se lê da esquerda para direita, de cima para baixo.
AD: Alta Direção
Grupo de Pessoas responsáveis pelo Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização.
APQP: Advanced Product Quality Planning
(Planejamento avançado da qualidade do produto)
“Processo automotivo de alto nível para realização de produtos, desde o projeto até a aprovação de peças de produção.”
BSC: Balanced Scorecard
“Uma ferramenta de gestão que fornece feedback sobre processos internos de negócios e resultados externos para melhorar continuamente o desempenho estratégico e os resultados.”
BSC possui quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Benchmarking
“Uma técnica na qual uma organização mede o seu desempenho em relação ao das melhores organizações, determina como essas organizações alcançaram os seus níveis de desempenho e utiliza a informação para melhorar o seu próprio desempenho. Assuntos que podem ser comparados incluem estratégias, operações e processos.”
Black Belt
“Um líder de equipe em tempo integral responsável pela implementação de projetos de melhoria de processos – definir, medir, analisar, melhorar e controlar (DMAIC) ou definir, medir, analisar, projetar e verificar (DMADV) – dentro de um negócio para impulsionar aumentar a satisfação do cliente e os níveis de produtividade”
Brainstorming
” Uma técnica que as equipes usam para gerar ideias sobre um assunto específico. Cada pessoa da equipe é solicitada a pensar criativamente e anotar o máximo de ideias possível. As ideias não são discutidas ou revisadas até depois da sessão de brainstorming.”
Causa e Efeito
(ver Ishikawa)
CQ: Controle da Qualidade
“Técnicas e atividades operacionais utilizadas para cumprir os requisitos de qualidade”
Parte do Sistema de Gestão da Qualidade responsável pela verificação e validação de produtos e serviços
Ver “Garantia da Qualidade”
DMAIC: define, measure, analyze, improve e control
“Uma estratégia de qualidade orientada por dados para melhorar processos e parte integrante de uma iniciativa de qualidade Seis Sigma. DMAIC é um acrônimo para definir, medir, analisar, melhorar e controlar.”
Espinha de Peixe
Ver Ishikawa
FMEA: Failure Mode and Effect Analysis
(Análise dos efeitos do modo de falha)
“Um grupo sistematizado de atividades para reconhecer e avaliar a falha potencial de um produto ou processo e seus efeitos, identificar ações que possam eliminar ou reduzir a ocorrência da falha potencial e documentar o processo.”
FMECA: Failure mode effects and criticality analysis
(Efeitos do modo de falha e análise de criticidade)
“Procedimento realizado após uma análise dos efeitos do modo de falha para classificar cada efeito potencial de falha de acordo com sua gravidade e probabilidade de ocorrência.”
FV: Folha de Verificação
“Uma ferramenta para garantir que todas as etapas ou ações importantes em uma operação foram executadas. As listas de verificação contêm itens importantes ou relevantes para um problema ou situação”
Garantia da Qualidade
“Todas as atividades planejadas e sistemáticas implementadas dentro do sistema de qualidade que pode ser demonstrado que proporciona confiança de que um produto ou serviço atenderá aos requisitos de qualidade.”
GR: Gerenciamento de Riscos
Sigla para atendimento do capítulo 6, da ISO 9001:2015
Veja a nossa newsletter “Gestão de Riscos e Oportunidades em 9 Dicas”
GUT: gravidade, urgência e tendência
“Matriz de Priorização de GUT (Gravidade x Urgência x Tendência) foi proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981 como uma das ferramentas utilizadas na Solução de Problemas. É uma ferramenta de qualidade usada para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação.”
ISO: International Organization for Standardization
Instituição elaboradora das principais normas do sistema de gestão
site: http://iso.org
Ishikawa
“É também conhecido como “causa e efeito”, porque foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, e “diagrama de espinha de peixe”, porque o diagrama completo se assemelha a um esqueleto de peixe. O diagrama ilustra as principais causas e subcausas que levam a um efeito (sintoma). O diagrama de causa e efeito é uma das “sete ferramentas da qualidade”
Cada espinha do peixe, significa uma classificação: Método, Máquina, Material, Mão de Obra, Medida e Meio Ambiente.
Kaizen
(Melhoria Contínua)
“Termo japonês que significa melhoria gradual e interminável, fazendo melhor as pequenas coisas e estabelecendo e alcançando padrões cada vez mais elevados. Masaaki Imai tornou o termo famoso em seu livro Kaizen: a chave para o sucesso competitivo do Japão.”
KPI: Key Performance Indicator
(Indicadores Chave de Desempenho)
“Uma medida estatística do desempenho de uma organização em uma área específica. Um KPI pode medir o desempenho financeiro de uma organização ou como ela está se comportando em relação aos requisitos do cliente.”
Veja a nossa newsletter “Indicador de Desempenho 6 reflexões para Qualidade e Sustentabilidade”
LAIA: Levantamento de aspectos e impactos ambientais
Documento necessário para atendimento do capítulo 6, da ISO 14001?2015 – Sistema de Gestão Ambiental
LEAN – Lean Manufacturing
(Produção Enxuta)
“Um método sistemático para eliminação ou minimização de desperdícios dentro de um sistema de produção sem sacrificar a produtividade.”
Uma filosofia operacional para melhoria da eficiência e maximização do valor entregue ao cliente.
LV: Lista de Verificação
Ver FV – Folha de Verificação
MASP: Método de análise e solução de problemas
“As etapas do Masp serão compostas por 8 fases que estão relacionadas às 4 etapas do ciclo PDCA, que são: identificação do problema, observação, análise, plano de ação, atuação, verificação, padronização e conclusão”
NC: Não Conformidade
Conforme requisito da norma ISO 9001:2015
Veja a nossa newsletter sobre Não Conformidade: 3 orientações estratégicas
OKR: Objectives and Key Results
Ferramenta que alinha os objetivos aos indicadores de desempenho, com total rastreabilidade.
PDCA: Plan, Do, Check, Act
Alicerce do Sistema de Gestão da Qualidade.
“Um processo de quatro etapas para melhoria da qualidade. Na primeira (plano), é desenvolvida uma forma de efetuar a melhoria. Na segunda etapa (do), o plano é executado. Na terceira (verificação), ocorre um estudo entre o que foi previsto e o que foi observado na etapa anterior. Na última etapa (agir), devem ser tomadas medidas para corrigir ou melhorar o processo.”
Poka-Yoke
“Termo japonês que significa à prova de erros. Um dispositivo poka-yoke é aquele que evita a fabricação ou montagem de peças incorretas ou identifica facilmente uma falha ou erro”
POP: Procedimento Operacional Padrão
Documento para detalhar processos
PQO: Plano da Qualidade da Obra
Documento onde é descrito o empreendimento , seus procedimentos, peculiaridades da obra , materiais que serão controlados entre outros.
PQS: Procedimento de Qualidade de Serviço
RD: Representante da Direção
Pessoa existente na versão 2008 e extinta na versão 2015.
RNC: Relatório de Não Conformidade
Documento utilizado como evidência do capítulo 10-melhoria, da ISO 9001
SGQ: Sistema de Gestão da Qualidade
SIPOC: Supplier, Input, Process, Output, Customer
(Fornecedor, Entrada, Processo, Saída e Cliente))
“Uma ferramenta usada para identificar todos os elementos relevantes (fornecedores, entradas, processos, saídas, clientes) de um processos’.
SMART: Specific, Measurable, Assignable, Realistic, Time Realated
(Específico, Mensurável, Verificável, Realístico, Temporizável)
“ferramenta de comunicação e planejamento usada para identificar as especificidades de ações ou tarefas. SMART significa recursos e tempo específicos, mensuráveis, atingíveis.”
SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats
(Força, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades)
“Uma técnica estratégica usada para avaliar o que uma organização está enfrentando.”
Comumente utilizada no requisito 4.1 da ISO 9001:2015, ou no desenvolvimento de um Plano de Negócios da empresa.
TQM: Total Quality Management
(Gestão da Qualidade Total)
“Termo usado pela primeira vez para descrever uma abordagem de gestão para melhoria da qualidade. Desde então, o TQM assumiu muitos significados. Simplificando, é uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo através da satisfação do cliente. O TQM baseia-se na participação de todos os membros de uma organização na melhoria de processos, produtos, serviços e na cultura em que trabalham. Os métodos para implementar esta abordagem são encontrados nos ensinamentos de líderes de qualidade como Philip B. Crosby, W. Edwards Deming, Armand V. Feigenbaum, Kaoru Ishikawa e Joseph M. Juran.”
— Completamos a nossa lista!
Vamos adorar ter a sua colaboração.
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Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
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Seja na melhoria contínua, no controle de qualidade, na certificação de processos ou na implementação de melhores práticas, nossos profissionais especializados estão prontos para oferecer suporte a cada passo.
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