Blog
Princípios da Qualidade: 4 dicas essenciais
Esta newsletter tem como tema os Princípios da Qualidade. Um assunto que é alicerce para os requisitos da norma e é essencial o conhecimento para entendimento sistêmico da norma ISO 9001. Na newsletter de hoje vamos falar de: o quê são os princípios da Qualidade onde encontrar os princípios da…
Oportunidade de Melhoria: Qualidade e Sustentabilidade
Esta newsletter tem como tema melhoria, melhoria contínua e oportunidade de melhoria para sustentabilidade - esse assunto novo e essencial onde o profissional da Qualidade pode ajudar bastante. Na newsletter de hoje vamos falar de: Qual a diferença entre melhoria e melhoria contínua Como iniciar o processo de melhoria contínua…
Sistema de Gestão: 6 orientações essenciais
Vamos falar dos fundamentos hoje! Entender os fundamentos, verbetes e os processos iniciais das normas de Gestão é o primeiro passo para uma carreira mais sólida e de sucesso. Se você já entende bem, é um especialista na disciplina, a newsletter será uma breve aula de conceitos. Mas se você…
Carta de Fim de Ano 2021
Amiga(o) Profissional da Qualidade e Queridas(os) Clientes, Chegamos ao fim do ano! 2021 foi um ano único cercado de processos complexos e complicados. Estivemos juntos em um contexto externo de insegurança, alegria pelas novas vacinas e adequação à novas formas de trabalho, sempre com muita atenção para que o objetivo…
Satisfação do Cliente: 14 Princípios da ISO 10004:2018
Recentemente, durante os meus estudos li uma norma específica de diretrizes para satisfação do cliente: ISO 10004:2018 - Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para monitoramento e medição (importante destacar que norma de "diretrizes" não possui requisitos obrigatórios, mas sim orientações). Enquanto que a satisfação do cliente é detalhada…
8S para a escrita corporativa
Escrever um documento, relatório, e-mail ou treinamento é uma atividade comum e rotineira no dia a dia de qualquer profissional da Qualidade, mas será que existe uma ciência por trás disso? Como ter uma escrita bacana com a equipe e a liderança? Esta newsletter é um resumo de um artigo da…
Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade
Esta newsletter será sobre a importância de ver o sistema como realmente um Sistema, ter pensamento sistêmico, "conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados." Se eu te perguntasse, "como você relaciona gestão de riscos com não conformidades? ou procedimentos com indicadores de desempenho?" qual seria a sua resposta? Para…
Análise de Indicador de Desempenho: Modelo DELTA e 5 estágios
A análise de indicador de desempenho tem um papel fundamental nos negócios. Durante a elaboração do conteúdo programático do último evento que conduzi sobre Indicadores de Desempenho, encontrei um artigo da Escola de Negócios de Harvard chamado "3 exemplos de análise de negócios em ação" e gostaria de dividir com…
Carta de Fim de Ano 2020
Amiga (o) Profissional da Qualidade, Espero que esteja tudo bem com você e a sua família neste ano tão confuso. Sabemos o quanto foi difícil 2020, ficamos ansiosos e preocupados, mas também nos superamos, aprendemos a ser fortes e valorizamos os pequenos sucessos. Com muita motivação, tivemos que fazer uma…
Ferramentas da Qualidade: 6 motivos para o 5 porquês não dar certo
O assunto desta newsletter surgiu de um bate papo com uma profissional que me enviou uma mensagem com dúvida em ferramentas da Qualidade: "Patricia, você tem algum material específico para 5 porquês? Eu sei a teoria, mas o meu não funciona. Não consigo encontrar essa causa raiz". Depois de uns…