Plano da Qualidade: 5 dicas para o Planejamento da Qualidade
Se você trabalha com planejamento da Qualidade em projetos, produtos ou serviços, a newsletter é para você! Existe um documento chave que é geralmente o resultado do planejamento da qualidade (parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a estes requisitos) : o Plano da Qualidade
Selecionei 5 orientações importantes para este documento essencial no dia a dia da/do Profissional da Qualidade:
- O que é um plano da qualidade?
- Em quais situações se deve usar ?
- Qual norma ISO trata de Planos da Qualidade?
- Interação entre os processos referenciados em um Plano de Qualidade
- Conteúdo de um Plano da Qualidade
O que é um plano da qualidade?
Definição ISO 9000: especificação (documento que estabelece requisitos) dos procedimentos (forma especificada de executar um processo de gestão da qualidade / processos de realização do produto e do serviço) e recursos associados a serem aplicados quando e por quem, a um objeto (produto / serviço / processo / pessoa / organização / sistema / recurso) específico
Em quais situações se deve usar um Plano da Qualidade?
- Existem pelo menos 10 situações em que os Planos da Qualidade podem ser úteis ou necessários, como por exemplo:
- para mostrar como o sistema de gestão da qualidade da organização se aplica a um projeto
- atender aos requisitos do cliente, outras partes interessadas ou da própria organização
- desenvolver e validar novos produtos, serviços ou processos
- demonstrar, interna e / ou externamente, como os requisitos serão atendidos
- Organizar e gerenciar atividades para atender aos requisitos e objetivos da qualidade
- otimizar o uso de recursos no cumprimento dos objetivos da qualidade
- minimizar o risco de não atendimento aos requisitos
- controlar o estabelecimento de uma organização, local ou acordo de parceria novo ou modificado
- monitorar e avaliar o cumprimento dos requisitos de qualidade
- na ausência de um sistema de gestão estabelecido
Qual norma ISO trata de Planos da Qualidade?
ABNT NBR ISO 10005, Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para planos da qualidade: provê orientação para o estabelecimento e utilização de planos da qualidade como meios de relacionar os requisitos de processo, produto, projeto ou contrato, para trabalhar métodos e práticas que apoiem a realização do produto.
Interação entre os processos referenciados em um Plano de Qualidade
- entre si (interações entre os processos do plano de qualidade);
- com outros processos operados dentro do sistema de gestão da organização;
- com processos operados em outras organizações (como clientes e fornecedores externos).
Conteúdo de um Plano da Qualidade
Como uma norma de orientações, a norma ISO 10005 recomenda alguns tópicos que devem ser analisados antes de serem inseridos ou referenciados no documento. Alguns tópicos adicionais podem ser incluídos dependendo da natureza, requisitos do cliente e do escopo do projeto.
Os tópicos recomendados pela norma são:
- Escopo do plano de qualidade
- Entradas do plano de qualidade
- Objetivos de qualidade
- responsabilidades do plano de qualidade
- controle de informações documentadas
- Recursos
- fornecimento de recursos
- Materiais, produtos e serviços
- Pessoas
- infraestrutura e ambiente para operação dos processos
- Recursos de monitoramento e medição
- Comunicação de clientes e outras partes interessadas
- Projeto e desenvolvimento
- Processo de design e desenvolvimento
- Controle de mudanças de projeto e desenvolvimento
- Processos, produtos e serviços fornecidos externamente
- Produção e prestação de serviços
- Identificação e rastreabilidade
- Bens pertencentes a clientes ou fornecedores externos
- Preservação das saídas
- Controle de saídas não conformes
- Monitoramento e medição
- Auditorias
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