8S para a escrita corporativa
Escrever um documento, relatório, e-mail ou treinamento é uma atividade comum e rotineira no dia a dia de qualquer profissional da Qualidade, mas será que existe uma ciência por trás disso? Como ter uma escrita bacana com a equipe e a liderança?
Esta newsletter é um resumo de um artigo da Escola de Negócios de Harvard, em tradução livre “A ciência da escrita corporativa”, de Bill Birchard publicada em agosto de 2021.
E se foi detalhada em Harvard, quer dizer que a tarefa tem algumas dicas importantes, não é mesmo?
O autor detalha os 8S (em inglês) para esta tarefa. Ele afirma que a escrita tem o potencial de iluminar o circuito neural dos cérebros dos leitores e a magia acontece quando a escrita tem uma ou mais dessas características:
- Simplicity / Simplicidade – A simplicidade aumenta a “fluência de processamento” do cérebro. Frases curtas, palavras familiares e sintaxe limpa garantem que o leitor não precise exercer muito poder cerebral para entender o significado. Para facilitar a compreensão, evite frases com muitas palavras e frases na voz passiva
- Specificity / Específica – As palavras mais específicas ativam mais neurônios do que as palavras gerais. Escreva frases abreviadas memoráveis para ajudar o leitor a reter sua mensagem. Por exemplo. Malcolm Gladwell cunhou “o ponto de inflexão”.
- Surprise / Surpresa – Nossos cérebros são conectados para fazer previsões sem parar e para adivinhar a próxima palavra em cada linha de texto. Se a sua escrita confirmar o palpite dos leitores, tudo bem, embora possivelmente terá um bocejo. Surpreender pode fazer com que sua mensagem ajude os leitores a aprender e a reter informações.
- Stirring Language / Idioma em Movimento – Você pode pensar que é mais provável persuadir com a lógica, mas não. Nosso cérebro processa as conotações emocionais de uma palavra dentro de 200 milissegundos de leitura — muito mais rápido do que entendemos seu significado.
- Seductiveness / Sedução – Como humanos, estamos conectados para saborear a antecipação. Comece um relatório com uma pergunta. Coloque o problema do seu cliente como um enigma. Posicione seu trabalho de desenvolvimento de produtos como resolvendo um mistério. Coloque os leitores em um estado de incerteza.
- Smart Thinking / Pensamento Inteligente – Fazer com que as pessoas se sintam inteligentes – dando-lhes um momento “aha” – é outra maneira de agradar aos leitores. Ginni Rometty, ex-CEO da IBM, descreveu o futuro: “Não será um mundo de homem contra máquina; será um mundo de homem mais máquina”.
- Social Content / Conteúdo Social – Nossos cérebros estão conectados para desejar conexão humana — mesmo durante a leitura. Não queremos apenas ler sobre as pessoas, queremos entender o que elas estão pensando o mais rápido possível
- Storytelling / Orientada por histórias – Imagens cerebrais mostraram maior atividade em regiões de recompensa entre pessoas que leram escritas de 12 segundos com imagens agradáveis.
⭐ Esses 8S podem ser a sua arma secreta para escrever e-mails ou procedimentos mais eficientes e treinamentos interessantes.
Você tem alguma dificuldade durante a escrita corporativa? Será que essas dicas te ajudam? Me conte, vou adorar saber!
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
A elaboração de informação documentada, como procedimentos, é um aspecto crítico para garantir a consistência e a eficiência nas operações de sua empresa. Compreendemos a importância de documentar processos de forma clara e precisa, e estamos aqui para auxiliá-lo nesse aspecto fundamental da gestão empresarial.
Nossa equipe especializada oferece suporte na criação, revisão e otimização de procedimentos documentados, assegurando que eles sejam não apenas conformes com os padrões da indústria, mas também personalizados para atender às necessidades específicas de sua organização. Desde a redação de manuais de procedimentos até a implementação de sistemas de gestão de documentos, nós fornecemos soluções abrangentes que ajudam a manter a qualidade e a integridade das informações.
Entre em contato conosco para explorar como podemos ajudar a transformar seus procedimentos e documentações em recursos valiosos para a eficácia operacional e a tomada de decisões estratégicas.
Comunidade Qualiexpert
Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.