fbpx

Qualiexpert Qualiexpert

Ferramentas da Qualidade: 6 motivos para o 5 porquês não dar certo

Cap. 10 - Melhoria

O assunto desta newsletter surgiu de um bate papo com uma profissional que me enviou uma mensagem com dúvida em ferramentas da Qualidade: “Patricia, você tem algum material específico para 5 porquês? Eu sei a teoria, mas o meu não funciona. Não consigo encontrar essa causa raiz”.

Depois de uns minutinhos de conversa, pensei em 6 possíveis motivos para o 5 porquês não funcionar a partir da minha experiência profissional. É interessante como esta é uma ferramenta simples, mas na teoria.

Vamos lá: teoricamente, a partir da definição do problema, você pergunta 5 vezes o motivo do problema ter acontecido de forma sequencial e pronto, você encontra a causa raiz do problema. E com a causa raiz em mãos, é possível construir um plano de ação eficaz para que o problema não aconteça novamente.

Mas na parte prática, o que pode dar errado?

Essas foram as minhas reflexões:

1 – Se o 5 porquês começa a partir da definição de um problema, defina este problema da melhor forma possível: evite o óbvio e escreva todo o contexto onde o problema está inserido. Se as fronteiras de um problemas não forem inseridas, a análise de causa fica extensa e muito mais difícil de resolver por se tornar abrangente demais.

Exemplo: Qual problema é mais fácil analisar:

  • Relatório foi emitido para o cliente com erro

  • Relatório de desempenho de Julho de 2020 do projeto alfa foi emitido por e-mail com erros de cálculo no indicador de retrabalho na engenharia para o cliente

2 . Tenha calma.

Eu penso que um momento de análise de causa raiz é um momento de reflexão. Lembrem de ir passo a passo “baby steps” nos 5 porquês, não pulem etapas, não façam deduções, analisem todo o contexto relacionado a aquela pergunta. É comum ter uma vida tão corrida, que não há tempo disponível para analisar com foco em encontrar a causa raiz.

3. Múltiplos caminhos.

Durante o uso dos 5 por quês, é bem possível que uma pergunta gere 2 respostas, que destas gerem mais 4 respostas e a causa raiz viram várias raízes em uma grande árvore. Se organizem e desenhem esse caminho de pensamento. Algumas empresas utilizam o brainstorming, outras a “árvore de falhas” e outras o “mind map”.

Dica: Utilize o mapeamento do processo para identificar onde está o problema dentro do processo, as interfaces, sistemas, entradas e saídas. Quanto maior for a visão de todo o processo, mais bem sucedido você será.

4 – Qualidade se faz em conjunto, por isso evite fazer o 5 porquês sozinho.

Chame um amigo, convoque alguém que participe direta ou indiretamente para ajudar nessa análise de causa. Concluindo, as perguntas de pessoas que não conhecem o processo ajudam na investigação, pois elas podem fazer aquelas perguntas que algumas pessoas poderiam ter vergonha de fazer pelo “dever” de saber de tudo.

5 – Lembre de fazer o caminho da volta,

Isto é, faça o caminho contrário do seu 5 porquês e verifiquem se faz sentido. A partir da causa raiz se pergunte “por conta disso…., aconteceu isso….”. Muitas vezes percebi que o meu 5 porquês estava com lacunas neste caminho de volta.

6 – Encontrar a causa raiz

A causa raiz está na maioria das vezes relacionada ao Sistema de Gestão da Qualidade. Se por acaso chegar no momento de impasse de “culpar” alguém, se pergunte “o que o SGQ poderia ter feito para evitar que essa pessoa cometesse esse erro? “

E você, qual a maior dificuldade de encontrar a causa raiz? Ou essa atividade é tranquila? Me conte, vou adorar saber!

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

 

Kit Completo – Melhoria (novo!)

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

A aplicação de ferramentas da qualidade, como o método “5 Porquês”, é vital para desvendar as causas raízes de problemas em sua organização e promover melhorias contínuas. Entendemos a importância dessas técnicas na otimização de processos e estamos aqui para orientá-lo na sua implementação eficaz.

Nossa equipe especializada oferece expertise na utilização do método “5 Porquês” e outras ferramentas da qualidade, guiando sua empresa na análise profunda de questões e na identificação de soluções duradouras. Estas ferramentas são essenciais para promover uma cultura de melhoria contínua, aumentando a eficiência e a eficácia dos processos internos.

Ao aprofundar a compreensão das causas dos problemas, sua organização estará melhor equipada para implementar mudanças significativas e sustentáveis.

Entre em contato conosco para aprender como podemos ajudá-lo a integrar essas poderosas ferramentas no seu dia a dia empresarial, transformando desafios em oportunidades de crescimento e sucesso.

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente