Qualiexpert Qualiexpert

Sistema de Gestão: 6 orientações essenciais

Blog Qualiexpert Começando na ISO 9001 ISO 9001:2015

Vamos falar dos fundamentos hoje! Entender os fundamentos, verbetes e os processos iniciais das normas de Gestão é o primeiro passo para uma carreira mais sólida e de sucesso.

Se você já entende bem, é um especialista na disciplina, a newsletter será uma breve aula de conceitos. Mas se você está começando ou tem dúvidas em normas, certificação, auditorias, as 6 orientações abaixo vão te ajudar bastante.

Orientação 1 – Entendimento de Gestão e Sistema de Gestão para as normas de requisitos

  • Gestão: Atividades controladas para dirigir e controlar uma organização
  • Sistema de gestão: Conjunto de elementos inter-relacionados ou integrantes de uma organização, para estabelecer politicas, objetivos e processos para atingir estes objetivos

Dica: Inter-relacionados lembra pensamento sistêmico e PDCA, isto, é nenhuma atividade é isolada. Acesse o post sobre Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade, para ter mais informações.

Orientação 2 – Norma de requisitos ou de diretrizes

A norma de requisitos especifica atividades mandatórias que a organização tem que realizar. A norma de diretrizes especifica um conjunto de orientações, por isso fique atento aos capítulos iniciais explicativos. Exemplos:
ISO 19011 – Diretrizes para auditoria do sistema de gestão
ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos

As normas possuem uma sequencia de atividades em ordem cronológica. Por isso, comece pelo capítulo 4 e siga a ordem da própria norma. Se você começar pelo capítulo 9, depois o 7 e acabar com o 5, não vai te ajudar (ao contrário, vai piorar o entendimento.)

Orientação 3 – Atenção ao Português e a redação das normas

  • Deve = requisito mandatório
  • Convém que = recomendação
  • Pode = permissão/possibilidade ou capacidade
  • Considerar = pensar, mas pode ser excluída
  • Levar em consideração = pensar, mas não pode ser excluída
  • Apropriado = adequado, com grau de liberdade
  • Aplicável = relevante ou possível de aplicar, se puder ser feito, deve ser feito
  • Assegurar = responsabilidade pode ser delegada, mas não a responsabilidade de assegurar que uma ação seja realizada
  • Atividades “sob controle compartilhado da organização” = atividades para as quais a organização compartilha o controle sobre os meios e os métodos ou compartilha a direção do trabalho realizado com respeito ao seu desempenho de Segurança e Saúde Ocupacional
  • Reter ou Manter informação documentada: evidência do cumprimento de um requisito

Dica: Todos os verbetes estão detalhados nos Anexos das normas.

Para que um dicionário de qualitês, acesse o post explicativo de Dicionário da Qualidade.

Orientação 4 – Como começar, quando a empresa está uma bagunça

  • Verifique se a empresa possui as normas ISO oficiais, pois elas serão os guias. Por exemplo, a ABNT oficial vende a norma ISO 9001:2015 por R$ 170.
  • Comunique a liderança que você vai realizar um diagnóstico de situação atual, auditoria ou gap analysis, isto é, tirar uma “foto” dos processos de uma forma organizada e com método, indicando conformidades e pontos de atenção.
  • A partir dos resultados deste diagnóstico, elabore um plano de ação para cada ponto de atenção.

Orientação 5 –  Como posso argumentar com a liderança de que Gestão da Qualidade é importante?

Identifique as situações relacionadas a uma gestão da Qualidade no projeto: reclamação do cliente e fornecedores; desperdício de tempo, dinheiro, matéria prima; retrabalho e atrasos nos processos e cronograma; acidentes. Quanto tempo/dinheiro foi gasto para tratar estes problemas? Organize com método todas as situações possíveis.

  • A norma possui 2 consequências interessantes para a Liderança: Enfrentar desafios e agregar valor
    Enfrentar desafios: “Os conceitos e princípios de gestão da qualidade descritos nesta norma fornecem à organização a capacidade para ENFRENTAR os DESAFIOS apresentados por um ambiente que é profundamente diferente a partir das últimas décadas”
  • Agregar valor: A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Orientação 6 – Como funciona a certificação e a manutenção do certificado?

Assim que uma organização resolve ser certificada em uma norma de requisitos, é necessário entrar em contato com um Organismo Certificador (Exemplo: BV, DNV, ABS e etc), pois é este que conduz e concede a certificação de conformidade com base nas normas.

Verifique no site do INMETRO os Organismos de Certificação. No Brasil, o órgão acreditador é o INMETRO, que verifica os requisitos da ISO 17021 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão Parte 1: Requisitos

Os critérios adotados para a acreditação desses organismos são baseados em interpretações pelo IAF – International Accreditation Forum e IAAC – Inter American Accreditation Cooperation.

Por exemplo, a validade de uma certificação da ISO 9001 de uma organização é de 3 anos. Após a auditoria de certificação, devem ser realizadas auditorias de manutenção e em 3 anos todos os processos devem ser verificados.

Alguma dúvida adicional que não ficou esclarecida? Me avise para que possamos desenvolver esta comunidade com sintonia e sinergia!

Frases sobre o tema

” Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” Aristóteles – filósofo grego

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Se você se encontra no meio das complexidades de manter ou desenvolver um sistema de gestão eficaz, saiba que não está sozinho. A Qualiexpert está ao seu lado para navegar por esses desafios. Entendemos que a construção de um sistema robusto de gestão requer mais do que apenas conhecimento técnico; é uma combinação de estratégia, adaptação e compreensão profunda das necessidades únicas da sua empresa.

Oferecemos suporte personalizado para ajudar a superar os obstáculos comuns, como a resistência à mudança dentro das equipes, a complexidade de integrar novos processos, e o desafio de manter uma cultura de melhoria contínua. Com a nossa experiência, podemos ajudá-lo a evitar o retrabalho, reduzir desperdícios e otimizar os processos, garantindo que seu sistema de gestão não apenas atenda, mas supere as expectativas.

Entre em contato conosco para uma consulta detalhada, e vamos trabalhar juntos para transformar os desafios em oportunidades de melhoria contínua.

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

"Foi muito bom poder trazer a reflexão sobre a importância da escuta ativa à tona... e melhor ainda contar com uma palestrante incrível para enriquecer ainda mais o momento!"

Thatiane Magalhães - Especialista em Sistema da Qualidade

"Muito obrigada! Foi muito bom a repercussão geral aqui na empresa."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Digite o código abaixo no campo:

    Para usar CAPTCHA é preciso instalar o plugin Really Simple CAPTCHA.

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente