Objetivos da qualidade: como a IA pode ajudar?
Os objetivos da qualidade servem como bússolas estratégicas, apontando para a visão da empresa. Além disso, os objetivos da qualidade têm um propósito claro (além de passar na auditoria!) : medir e monitorar o desempenho rumo à excelência.
Se antes o trabalho de gerenciar os objetivos da qualidade era feito de forma essencialmente manual, hoje podemos contar com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial (IA), tais como chatgpt, copilot e gemini, para realizar análises e apoiar a tomada de decisão.
A nossa newsletter segue esse movimento tecnológico e apoia os profissionais da qualidade diante de um desafio atual: Como os objetivos da qualidade podem ser revisados, atualizados e estruturados na era da inteligência artificial?
A seguir, tratamos cada “obrigação” prevista no requisito 6.2 da ISO 9001:2015 e propomos sugestões práticas de como a IA pode apoiar.
1 – Os objetivos da qualidade devem ser coerentes com a política da qualidade.
Como usar a IA: Analisar a coerência entre visão, política da qualidade e objetivos da qualidade, sugerindo melhorias na rastreabilidade.
2 – Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis.
Como usar a IA: Sugestão de indicadores de desempenho no formato SMART , a partir da sua política da qualidade.
3 – Os objetivos da qualidade devem levar em conta os requisitos aplicáveis.
Como usar a IA: Configure alertas gratuitos no Google Alerts e/ou use a IA para resumir leis ou normas novas, facilitando o entendimento inicial.
4 – Os objetivos da qualidade devem ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente.
Como usar a IA: Analisar feedback de clientes, incluindo redes sociais, identificando padrões de insatisfação e sugerindo objetivos de qualidade mais conectados às expectativas reais.
5- Os objetivos da qualidade devem ser monitorados.
Como usar a IA: Peça sugestão de como analisar tendências de melhora ou piora do indicador de desempenho para apoiar na elaboração da sua reunião de análise crítica da direção
6- Os objetivos da qualidade devem ser comunicados.
Como usar a IA: Identifique canais de comunicação na sua organização que podem ser eficazes e personalize mensagens de forma clara e acessível.
7 – Os objetivos da qualidade devem ser atualizados como apropriado
Como usar a IA: Peça sugestão para atualizar (revisar, manter, melhorar ou descartar) os objetivos da qualidade com base nos seus resultados alcançados no período.
8 – Os objetivos da qualidade devem ser mantidos como informação documentada.
Como usar a IA: Peça uma sugestão de padrão de nomenclatura e organização de informação documentada do sistema de gestão da qualidade e inclua exemplo para cada tipo.
Conclusão
As ferramentas de inteligência artificial não substitui a gestão, mas potencializa a capacidade da empresa de medir, monitorar, revisar e comunicar seus objetivos com mais agilidade e rastreabilidade. O desafio para empresas de qualquer porte é simples, mas não é fácil: continuar fiéis ao requisito da norma, mas abrir espaço para as ferramentas que tornam esse processo mais eficiente e estratégico.
Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Conte sempre com a Qualiexpert para transcender os obstáculos em seu sistema de gestão e aprimorar suas atividades. Não hesite em se comunicar conosco e explorar as formas como podemos ser um suporte no seu crescimento.
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Comunidade Qualiexpert
Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.