Qualiexpert Qualiexpert

Sapiens na Gestão da Qualidade

Blog Qualiexpert ISO 9001:2015

Nesta edição da newsletter da Qualiexpert, trazemos insights do best-seller Sapiens: Uma breve história da humanidade da editora Companhia das Letras, de Yuval Harari, aplicados à realidade da Gestão da Qualidade.

Vivemos tempos em que o acesso ao conhecimento nunca foi tão fácil,  seja por audiolivro, Kindle ou pelo bom e velho livro em papel. Na Qualiexpert sabemos que mais importante do que como lemos é o que fazemos com aquilo que lemos. Um bom livro tem o poder de mudar nossa forma de pensar, de atuar e de enxergar o mundo.

Abaixo destacamos os 3 conceitos que escolhemos (entre tantos disponíveis no livro) e por isso fizemos a transcrição direta do livro (em itálico) e como essas ideias ganham vida na prática do dia a dia corporativo. Vamos a elas:

Conceito 1: Diferença entre descrever “como” e explicar o “porquê”

Descrever “como” significa reconstruir a série de eventos específicos que levaram de um ponto a outro. Explicar o “porquê” significa encontrar conexões causais para a ocorrência daquela série particular de acontecimentos, e não todas as outras.

Na Gestão da Qualidade: Em uma não conformidade, descrever o “como” ajuda a entender o que aconteceu, detalhar os fatos. Explicar o “porquê” permite melhorar o processo e prevenir novos erros. O “por que?” é fundamental na análise de causa raiz e está presente em na tradicional ferramenta da qualidade.

Conceito 2: Diferença entre “objetivo” e “subjetivo”

Um fenômeno objetivo existe independentemente da consciência e das crenças humanas. 

Na Gestão da Qualidade: Um termômetro digital indica que a temperatura do forno industrial está em 345 °C. Esse valor é objetivo, ele pode ser verificado por qualquer pessoa com o mesmo equipamento calibrado, independentemente de crença, opinião ou percepção. Da mesma forma, se um paquímetro mostra que a espessura da peça está em 9,83 mm, esse dado é um fato mensurável e pode ser auditado.

 

Um fenômeno subjetivo é alguma coisa que depende da consciência e das crenças de um único indivíduo. Ele desaparece ou se altera se esse determinado indivíduo modifica suas crenças. 

Na Gestão da Qualidade: “Minha equipe não está motivada” é uma percepção subjetiva, depende da sensibilidade do gestor, de sua relação com os liderados e de fatores emocionais. Outra pessoa poderia avaliar a mesma equipe e ter uma opinião diferente. Para transformar essa percepção em algo mais confiável, é preciso medir: aplicar uma pesquisa de clima, escutar os colaboradores ou observar indicadores de engajamento.

Conceito 3: Cultura e proibições

A cultura tende a argumentar que só proíbe o que é antinatural. Contudo, de uma perspectiva biológica, não há nada que seja antinatural. O que quer que seja possível é, por definição, também natural. Um comportamento que seja de fato antinatural, que vá de encontro às leis da natureza, simplesmente não pode existir e, portanto, não precisaria ser proibido. Nenhuma cultura jamais se deu ao trabalho de impedir os homens de fazerem fotossíntese, as mulheres de correrem mais rápido que a velocidade da luz, ou os elétrons de carga negativa de se atraírem mutuamente.

Na Gestão da Qualidade: Preconceitos estruturais, como desigualdade de gênero em cargos de liderança ou baixa representatividade racial,  não são naturais, embora a cultura tente normalizá-los.

Nas frases “Esse cargo exige um perfil mais masculino” ou “Não vamos expor esse tema aqui, pode gerar desconforto”, estamos diante de construções culturais, e não de limitações reais ou biológicas.

A Qualidade tem o dever de questionar padrões culturais que geram exclusão. E pode fazer isso na prática, por exemplo, ao estabelecer critérios claros e objetivos,  reduzindo o espaço para julgamentos subjetivos.

Conclusão

A leitura de Sapiens nos mostra que compreender a natureza humana é essencial para transformar um sistema. Na nossa rotina, lidamos com processos, crenças, percepções e padrões culturais que se repetem e, muitas vezes, limitam a melhoria contínua. Ao trazer uma abordagem mais consciente e objetiva, a Gestão da Qualidade pode e deve ser uma ferramenta de mudança real.

Por fim, sempre reforçamos que a leitura é o combustível ideal para identificar pontos de melhoria no nosso sistema de gestão.

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

Na Qualiexpert, acreditamos que a Gestão da Qualidade inclui documentos e certificações e é utilizada como  ferramenta de transformação cultural organizacional e excelência real.

Se você deseja revisar os processos da sua organização com mais consciência, alinhar práticas com critérios objetivos, ou fortalecer uma cultura de Qualidade mais inclusiva, conte conosco.

Fale com a Qualiexpert e descubra como integrar Cultura, Consciência e Melhoria Contínua no seu sistema de gestão de forma prática e estratégica.

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

Comunidade Qualiexpert

Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Depoimentos

"Foi muito bom poder trazer a reflexão sobre a importância da escuta ativa à tona... e melhor ainda contar com uma palestrante incrível para enriquecer ainda mais o momento!"

Thatiane Magalhães - Especialista em Sistema da Qualidade

"Muito obrigada! Foi muito bom a repercussão geral aqui na empresa."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

Conteúdos gratuitos

Junte-se à comunidade Qualiexpert!

Ao se juntar à comunidade Qualiexpert, você terá acesso em primeira mão a nossa newsletter mensal sobre Qualidade e Sustentabilidade,  novidades da Qualiexpert e acesso ao nosso e-book gratuito  "5 dicas para você entender sobre sistema de gestão da qualidade - mesmo que você nunca tenha lido a ISO 9001", que inclui metáforas incríveis relacionando o Sistema de Gestão da Qualidade a um Sistema Solar.

Será uma alegria e um privilégio contar com você em nossa comunidade!

Inscreva-se aqui 

* indicates required




Selecione todas as maneiras pelas quais gostaria de receber nossas mensagens. Após sua inscrição, verifique também o seu e-mail com mais informações:

Nos comprometemos a proteger e a respeitar a sua privacidade. Clique aqui para ler a nossa política de proteção de dados, privacidade e termos de uso do site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Insira seus dados para ter acesso ao Conteúdo gratuito.

    Digite o código abaixo no campo:

    captcha

    Clientes

    Para obter informações sobre os termos de uso e política de privacidade, clique aqui

    Ciente