Semana Mundial da Qualidade
Bem-vindos à página dedicada ao nosso grande evento: a Semana Mundial da Qualidade! Uma celebração que exalta a importância da nossa profissão e reúne empresas do mundo todo para discutir, aprender e compartilhar o valor da qualidade.
A data oficial, estabelecida pelo Chartered Quality Institute (CQI), é a segunda quinta-feira de novembro. Em 2024, a Semana Mundial da Qualidade acontecerá de 11 a 15 de novembro. Mas fique à vontade para ajustar as comemorações conforme a agenda da sua empresa.
O tema deste ano é “Qualidade: da conformidade ao desempenho” — uma jornada de “fazer certo pela primeira vez” até a melhoria contínua!
Aqui você encontra insights sobre os principais desafios, ideias de atividades para enriquecer o evento e uma playlist exclusiva no YouTube para embalar suas ações e inspirar a equipe. Aproveite e celebre conosco essa jornada pela excelência!
Desafios de realizar a Semana Mundial da Qualidade
Já passamos por algumas edições e sabemos que a Semana Mundial da Qualidade pode despertar reações variadas — algumas positivas, outras nem tanto. Se você já disse ou ouviu as frases abaixo, saiba que os profissionais da Qualidade, levantamos a bandeira branca para dialogar sobre um tema que adoramos e que acreditamos em todos os benefícios.
- “Só serve pra cumprir tabela, não muda nada no dia a dia.”
- “Pra que tudo isso? A empresa nunca ligou para Qualidade antes.”
- “Isso não vai melhorar meu salário, então nem me interessa.”
- “Qualidade? Isso é coisa do pessoal do controle, não tem nada a ver com o meu trabalho.”
- “Depois da semana, tudo volta ao normal, como sempre.”
- “Essas palestras são sempre muito teóricas, não ajudam em nada prático.”
- “Já sabemos tudo isso, não precisa desse evento.”
- “Perda de tempo, temos coisas mais importantes para fazer.”
- “É só pra dizer que estamos fazendo algo pela Qualidade.”
- “Nunca temos recursos para melhorias, mas têm dinheiro pra esses eventos.”
Para uma empresa que não tem uma cultura da qualidade, esse evento é um desafio!
Podemos destacar a resistência dos colaboradores podendo ver o evento como obrigação ou distração, falta de engajamento, baixo suporte da liderança e o evento acaba se tornando superficial. Estabelecer uma mentalidade de Qualidade exige tempo e repetição. Se for o caso, utilize a Semana Mundial da Qualidade como um ponto de partida, mas foque em continuar as ações e treinamentos após o evento, reforçando continuamente a importância da qualidade.
Para uma empresa que tem uma cultura da qualidade mais madura também encontramos desafios!
A equipe pode pensar que é “mais do mesmo” ou uma “obrigação anual” e podem ficar acomodados achando que já sabem tudo. Isso pode resultar em um engajamento superficial, com participantes presentes no evento, mas sem absorver novas ideia, pois a Qualidade já é um valor consolidado, isto é, o evento pode ser visto como redundante, algo “óbvio”. Aproveite a semana para reconhecer e celebrar as conquistas em qualidade, mostrando exemplos de projetos bem-sucedidos e premiando colaboradores que se destacaram. Isso reforça o valor da qualidade e motiva os colaboradores a continuarem a aprimorar suas práticas.
Dicas de Atividades
Como orientação inicial, personalize a palestra de acordo com as características da sua empresa para a Semana Mundial da Qualidade ser mais eficiente e eficaz. Abaixo algumas dicas de atividades:
- Faça reflexões sobre o entendimento das pessoas das suas responsabilidades e objetivos da organização
- Enfatize que os colaboradores são parte integrante dos processos e para isso é essencial que eles sigam os processos e procedimentos com consistência
- Destaque o impacto positivo da Cultura da Qualidade na organizações – exemplo: menos retrabalho, menos reclamação do cliente ou melhor produtividade da equipe
- Celebre as conquistas internas – exemplo: novos projetos, novos clientes, projetos entregue com satisfação do cliente
- Apresente indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade com uma linguagem amigável para conhecimento da equipe
- Reconheça as contribuições dos profissionais da Qualidade que diariamente tem foco na melhoria contínua da organização
- Destaque colaboradores que estão profundamente investidos na criação e melhoria de valor para o cliente – exemplo: projetos de melhoria contínua com bons resultados
- Conscientize sobre os termos técnicos utilizados na Gestão da Qualidade. Veja aqui nossos dicionário para ter mais ideias!
- Apresentação de vídeos para a equipe com foco na discussão de ideias. A nossa Playlist do Dia Mundial da Qualidade pode te ajudar. Após a exibição de cada filme, converse com a equipe sobre o requisito explicado, fomente pensamentos, colete lições aprendidas e lembre de passar a lista de presença e tirar fotos para a equipe se sentir engajada
Lembre que a maioria dos colaboradores não precisa conhecer ou ler completamente a ISO 9001 para poder fazer corretamente seus trabalhos em conformidade com o Sistema de Gestão da empresa, por isso concentre os assuntos das palestras em habilidades e processos que as pessoas precisam saber.
Nossa Playlist oficial
Sabemos que um vídeo sempre ajuda na apresentação! Conheça aqui a nossa página oficial que apresenta a nossa playlist Qualiexpert de Gestão da Qualidade no YouTube.
Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001
Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor
Comunidade Qualiexpert
Se você gostou da nossa newsletter e deseja estar sempre atualizado com as últimas novidades, insights e recursos exclusivos em gestão da qualidade e da sustentabilidade, cadastre-se agora em nossa comunidade e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.