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Gestão de Mudança: Teoria e Prática

Blog Qualiexpert Cap. 6 - Planejamento ISO 9001:2015

É obrigatório fazer uma gestão das mudanças na organização?

É sim! A ISO 9001:2015 trata de gestão de mudança em 11 requisitos diferentes, tais como o 6.3 (Planejamento de mudanças), 8.2.4 (Mudanças nos requisitos para produtos e serviços), 8.3.6 (Mudanças de projeto e desenvolvimento) e 8.5.6 (Controle de mudanças). A norma considera que estamos em um ambiente dinâmico e todas as mudanças precisam ser analisadas para que não haja impactos adversos ou pelo menos, que sejam minimizados.

Como as empresas normalmente fazem?

Normalmente, as empresas não realizam uma Gestão de Mudança de uma forma completa, pois na correria do dia a dia esquecem de de identificar com antecedência uma mudança, analisar criticamente os possíveis impactos e controlar as mudanças. Assim, a maioria das empresas não avaliam os impactos, não realocam as responsabilidades ou não planejam ações preventivas para evitar não conformidades. Antes de tudo, preciso destacar que esta atividade não é uma obrigação solitária do Profissional da Qualidade. Algumas vezes já ouvi reclamações da equipe por estar incluído nesta atividade (“isso é coisa da Qualidade”).

Qual o motivo da gestão de mudança não dar certo?

Durante os meus estudos, encontrei muitos textos falando sobre os erros e desafios deste tema. Acredito que mais do que a parte técnica, gestão de mudança é uma atividade que mexe bastante com o comportamental e afeta diretamente os resultados da organização.

As atividades mudam devido aos requisitos do cliente, das partes interessadas ou até da própria organização e se essas mudanças não são gerenciadas ou são mal gerenciadas, podem causar maior consumo de tempo e recursos.  No pior dos casos, as pessoas podem voltar para a situação anterior, mesmo depois da mudança implementada.

Agrupei 3 erros clássicos que podem acontecer durante a gestão de mudança:

Erro 1 – Comportamentos negativos da equipe, como por exemplo: 

  • Não entendimento da mudança 

  • Resistências: passividade, agressividade, ansiedade, tensão, arrogância, prepotência ou falta de confiança

  • Ausência de argumentação, para depois culpar a equipe de implementação, caso algo dê errado

  • Reclamações de estar incluído nesta atividade (“isso é coisa da Qualidade”)

  • Colaboradores que parecem estar implementando a mudança, mas escondem que estão fazendo do jeito antigo, caso o jeito novo não funcione

Erro 2- Erros da equipe de implementação

  • Não preenchimento do formulário de gestão de mudanças com calma e atenção

  • Não há uma pessoa responsável por supervisionar a implementação do plano de ação

  • Preguiça de fazer um plano de ação detalhado com uma estratégia definida (“isso é óbvio”)

  • Comunicação ausente ou falha entre os membros da equipe

  • Não sabem lidar com a resistência dos colaboradores, levando para o pessoal ou não vendo o real motivo da resistência (ex: interrupção da rotina, vergonha de dizer que não sabe realizar a atividade do nova maneira, chateados com insinuação de que o trabalho deles não faz mais sentido)

Erro 3 – Rigidez nos processos e procedimentos

  • Ausência do método documentado para a gestão de mudança

  • Apenas uma pessoa pode indicar a mudança ao invés de ser responsabilidade de todos (multidisciplinar)

  • Não ter uma priorização das mudanças

Se tem problema, temos que identificar também as soluções.

Os estudos também nos indicam algumas: 

  1. Treinar toda a equipe para que todos estejam cientes de suas responsabilidades, modificando o comportamento para uma atitude positiva, questionadora e colaborativa, esclarecendo quais comportamentos são aceitáveis ​​e quais são inaceitáveis

  2. Encorajar e engajar a equipe com prudência, transparência e paciência para fortalecer o comprometimento, participação e diminuir as resistências

  3. Incentivar, colaborar e despertar as manifestações das novas ideias

  4. Acompanhar, monitorar e analisar cada fase da mudança de perto, observando os resultados

  5. Organizar a mudança em um modelo de “projeto” com um responsável pela mudança

  6. Exigir o cumprimento dos acordos estabelecidos

  7. Solicitar o envolvimento e a participação total da equipe de projeto e das lideranças

  8. Repartir, dividir e compartilhar com todos os resultados, os pontos positivos e os pontos negativos

  9. Analisar as falhas e definir posturas para que não aconteçam mais

  10. Estimular, reconhecer, agradecer e incentivar os desempenhos individuais e valorizando os que lideraram e acreditaram nas mudanças propostas

Esses são os 3 erros e as 10 sugestões para resolver os erros. Você já presenciou algum desafio ou solução em gestão de mudança não incluído nesta listagem? Como tem sido a gestão de mudança na organização onde você trabalha?

Saiba mais com a nossa Loja Virtual expert em Profissionais ISO 9001

Serviços Qualiexpert – Processos que agregam valor

A gestão de mudança é um componente vital para o sucesso contínuo de qualquer negócio. Na Qualiexpert, compreendemos que adaptar-se a novas estratégias, processos ou tecnologias pode ser desafiador. Oferecemos suporte especializado para ajudar sua empresa a gerenciar essas transições de forma eficaz, minimizando impactos e maximizando os benefícios das mudanças.

Trabalhamos com você para identificar os impactos das mudanças, desenvolver planos de ação personalizados e engajar equipes através de comunicação e treinamento eficazes. Com a nossa ajuda, você pode transformar a gestão de mudança de um obstáculo potencial em uma oportunidade para inovação, crescimento e melhoria contínua. 

Entre em contato para saber como podemos auxiliar sua empresa a navegar com sucesso no processo de gestão de mudança e aproveitar as oportunidades que ela oferece.

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Depoimentos

"Muito obrigada! Foi muito bom a repercussão geral aqui na empresa."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

Recebemos feedback super positivos da Semana Mundial da Qualidade! Parabéns!

Euler Fernandes

Gerente da Qualidade - Consórcio Marangatu

Agradeço novamente seu empenho e participação colaborativa/agregadora, para o sucesso de entrega deste trabalho.
Sem dúvida foi um trabalho de extrema importância, fundamental para garantirmos consistência, eficiência e qualidade nos processos da Metta de uma forma estruturada e eficaz!

Caroline Botelho

Gestora de Projetos - Metta Consultoria

Muito obrigada por aceitar nosso convite Patricia Vasques para a Semana da Qualidade - Mapeamento de Processos e Indicadores! Abrilhantou nosso evento. Parabéns! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e conduzir com maestria.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa e Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Treinamento de Não Conformidade, Causa Raiz e Plano de Ação de ótima qualidade realizado pela Patricia, favorecendo o aprendizado e tornando o conteúdo e conceitos fáceis de entender e aplicáveis ao dia a dia. Aulas com um clima descontraído, sem se tornar cansativa. Indico o treinamento para quem realmente tem vontade de ampliar o conhecimento com qualidade.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

Recomendo demais todos os workshops e aulas. Conhecimento, competência, experiência e clareza sem pompa e ego nenhum. Já fiz dezenas de cursos na área, e quer saber? Se quiser aprender a "mão na massa" da gestão da qualidade? Vai lá que é sem erro!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, o material da Apresentação Gerencial de Análise Crítica foi bem elaborado e me ajudou muito, pois já havia participado, porém nunca preparado e conduzido uma reunião

Suzana Lima

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Olá Patricia, efetuei a compra de um material no seu site sobre Análise Crítica e gostaria de parabenizar pela qualidade do material disponibilizado. Me ajudou demais. Parabéns, ganhou uma cliente fiel!

Micaela

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

É muito importante o seu trabalho e eu gosto porque é fácil e direto. Que Deus abençoe e prospere mais.

Mikaella Vaz

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tenho adquirido e estudado os seus produtos e tem sido muito útil. Sua linguagem é útil e esclarecedora, Você mostra um profundo conhecimento sobre o tema Gestão da Qualidade e aplicação da ISO. Parabéns!

Luiz Henrique Fabris

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

A Apresentação de Análise Crítica da Alta Direção facilitou bastante para eu ordenar as ideias para a reunião

Delma Felício

Loja Virtual Qualiexpert para Profissionais da Qualidade

Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a palestra da Semana Mundial da Qualidade – Conscientização em Qualidade. Espero que possamos continuar a parceria em outras demandas

Milene Aguiar

VMA SISMO

Fantástica a forma como você associa realidade com a prática. Obrigada pelas valiosas informações!

Fernanda Craveiro

Loja Virtual

Mais uma vez, muito obrigada. Foi excelente a palestra da Semana Mundial da Qualidade - Conscientização em Qualidade.

Juliana Coura

EDF Renewables

Estou super agradecida pelo Kit Completo de Auditor Interno. Tem muitas coisas que eu posso implementar como melhoria no meu sistema. É bem bacana, gostei muito! Vou utilizar os seus arquivos como base para a melhoria dos nossos processos, pois gostei bastante.

Márcia Siqueira

Centralit

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