Qualiexpert Qualiexpert

Customer Satisfaction: 14 Principles of ISO 10004:2018

Qualiexpert Blog Chap. 9 - Performance Evaluation ISO 9001:2015

Recentemente, durante os meus estudos li uma norma específica de diretrizes para satisfação do cliente: ISO 10004:2018 –  Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Guidelines para monitoramento e medição (importante destacar que norma de “diretrizes” não possui requisitos obrigatórios, mas sim orientações).

Enquanto que a satisfação do cliente é detalhada no requisito 9.1.2 da ISO 9001:2015 e em um dos princípios da Qualidade (Foco no Cliente), a ISO 10004 descreve que:

“a satisfação é um julgamento, uma opção expressa pelo cliente. 
O grau de satisfação reflete a lacuna entre:
a visão do cliente do produto ou serviço esperado e
a percepção do cliente do produto ou serviço entregue,
incluindo outros aspectos organizacionais.

[Por definição da ISO 9000:2015, satisfação do cliente é a “percepção do cliente (pessoa ou organização que recebe um produto ou serviço) do grau em que as expectativas do cliente foram atendidas.” ] 

A organização deve considerar que a satisfação não está relacionada apenas ao produto, serviço e características de entrega, mas também para outras questões específicas.

Além de instruções para monitoramento e medição, a norma detalha 14 princípios orientadores para esse processo tão essencial. Vamos a eles:

  1. Compromisso: convém que a organização esteja ativamente comprometida com a definição e implementação de processos para monitoramento e medição.

  2. Capacidade: recursos suficientes devem ser disponibilizados e comprometidos com o monitoramento e medição e devem ser gerenciados de forma eficaz e eficiente.

  3. Transparência: convém que a organização assegure que informações adequadas sejam comunicadas aos clientes, equipe e outras partes interessadas relevantes, conforme apropriado.

  4. Acessibilidade: as informações sobre a satisfação do cliente devem ser fáceis de encontrar e usar.

  5. Capacidade de resposta: a organização deve atender às necessidades e expectativas dos clientes no uso das informações sobre satisfação  – [dica: Elabore critérios na sua pesquisa baseados no seu produto ou serviço. Assim ficará mais fácil de você encontrar a causa raiz quando houver baixa satisfação. (Por exemplo: documentação, entrega, prazo, atendimento.) ] 

  6. Integridade das informações: convém que a organização assegure que as informações sejam precisas e não enganosas, e que os dados coletados sejam relevantes, corretos, completos, significativos e úteis.

  7. Prestação de contas: convém que a organização estabeleça e mantenha a responsabilidade e relate as decisões e ações tomadas com relação ao monitoramento e medição.

  8.  Melhoria: o aumento da eficácia e eficiência dos processos de monitoramento e medição da satisfação do cliente deve ser um objetivo permanente.

  9. Confidencialidade: as informações de identificação pessoal devem ser mantidas em sigilo e protegidas, a menos que a divulgação seja exigida por lei ou o consentimento para divulgação seja obtido da pessoa em questão. 

  10. Abordagem com foco no cliente: a organização deve adotar esta abordagem para monitorar e medir a satisfação do cliente e deve estar aberta a feedback.

  11. Competência: os colaboradores da organização devem ter os atributos pessoais, habilidades, treinamento, educação e experiência necessários para monitorar e medir a satisfação do cliente. –  [ dica: Defina um ponto focal na empresa para que os funcionários possam comunica-la (o) quando receberem uma reclamação. Este ponto focal deverá ter a obrigação de transformar aquela reclamação em uma não conformidades no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.]

  12. Oportunidade: a coleta e disseminação das informações de satisfação do cliente devem ser feitas no momento apropriado, de acordo com os objetivos da organização. – [dica: seja transparente com o seu cliente. Se houver reclamação, afirme que a reclamação será tratada e em tempo hábil responderá com a causa raiz identificada ] 

  13. Compreensão: a organização deve compreender clara e completamente as expectativas do cliente e a percepção do cliente de quão bem essas expectativas são atendidas. – [dica: o cliente pode reclamar de duas coisas: ou do seu entregável ou do próprio processo de tratamento de reclamação, isto é, o cliente reclama que a reclamação feita anteriormente não foi tratada. Quando o cliente reclamar, meu primeiro conselho é ouvir sem julgamento de valor e o segundo conselho, imediatamente, agir! ] 

  14. Continuidade: convém que a organização assegure que o monitoramento da satisfação do cliente seja sistemático e contínuo.

 Qual princípio direcionador que a organização que você trabalha mais tem dificuldade?


Reclamação do Cliente

Em muitos anos trabalhando com Qualidade, já vi vários casos de reclamações de cliente. Desde os mais inusitados até os mais complexos.
Separei 2 casos e como lidei com eles.

Caso 1
Uma vez, vi o cliente dar uma nota muito baixa para todo um projeto de engenharia que durava 4 anos. O diretor do projeto logo chamou uma reunião com todos os envolvidos e com o cliente para descobrir o que estava acontecendo. Durante a reunião, o cliente argumentou que o banheiro, que ele utilizava nas instalações da empresa, estava sempre muito sujo e por este motivo deu a nota baixa.

Ao final da reunião, fomos procurar a síndica do prédio para entender o ocorrido. Logo descobrimos que a auxiliar de limpeza não tinha acesso ao andar daquele banheiro e por isso, não o limpava.

Nesta situação, o cliente utilizou a ferramenta que possuía para reclamar de uma coisa que não tinha nada a ver com o projeto de engenharia, mas que o incomodava muito. Como consequência, a nota baixa pela sujeira no banheiro poderia até afetar a participação dos lucros de todos os funcionários.

Caso 2
Outra vez, durante um projeto de emissão de documentos técnicos, o cliente me ligou furioso porque não recebia um tratamento eficaz para as suas reclamações. Argumentei que não tinha recebido estas informações e após uma conversa cuidadosa, o cliente disse que enviava todas as reclamações diretamente para os elaboradores dos documentos, porém depois de um tempo os erros apareciam novamente.

Com a reclamação em mãos, fui conversar com os elaboradores, que me disseram que resolviam o problema e repassavam diretamente para o cliente.

Neste caso, como eu não tinha realizado um treinamento de satisfação do cliente com a equipe, estes lidavam com o cliente, mas não repassavam para a Qualidade, que era responsável por transformar reclamação em não conformidade (como a ISO 9001 orienta).

No dia seguinte, informei ao cliente que tínhamos tido uma falha interna de comunicação e prometi a elaboração de um plano de ação global com ações corretivas, responsáveis e datas de conclusão. O cliente agradeceu o apoio e ficou satisfeito com o processo de melhoria contínua.

As consequências de uma reclamação são diretas: diminuição da base de clientes, diminuição da repetição de negócios, além da reputação negativa no mercado.

Find out more with our ISO 9001 Professionals Expert Online Shop

Qualiexpert Services - Processes that add value

Interessado em saber como a excelência no atendimento pode impulsionar a satisfação e fidelização do seu cliente? Na Qualiexpert, adotamos o lema “atendimento que supera expectativas” para demonstrar nosso compromisso com a excelência em serviço ao cliente.

Estamos aqui para fazer a diferença! Se sua empresa procura aprimorar a experiência do cliente através de serviços excepcionais, conte com a nossa expertise. Contact us e vamos juntos transformar a satisfação do seu cliente em um pilar de sucesso para o seu negócio.

Qualiexpert Community

If you like our newsletter and want to be kept up to date with the latest news, insights and exclusive resources on quality and sustainability management, join our community now and receive all our updates directly in your e-mail.

Testimonials

"Thank you very much for your talk yesterday, it was wonderful and highly praised."

Carolina Pieroni - Quality Supervisor - Elecnor

"Thank you for your participation in our first prevention week, your contribution was essential to the success of the event!"

Tarcísio Rabelo - Quality Engineer - Embraer

"It was great to be able to reflect on the importance of active listening... and even better to have an incredible speaker to enrich the moment even more!"

Thatiane Magalhães - Quality System Specialist

"Thank you very much! The general repercussion here at the company was very good."

Juliana Oliveira - Quality, Food Safety & EHS Manager

We received super positive feedback from World Quality Week! Congratulations!

Euler Fernandes

Quality Manager - Marangatu Consortium

Thank you again for your commitment and collaborative/aggressive participation in the successful delivery of this work.
It was undoubtedly extremely important work, fundamental to ensuring consistency, efficiency and quality in Metta's processes in a structured and effective way!

Caroline Botelho

Project Manager - Metta Consultoria

Thank you so much for accepting our invitation Patricia Vasques for Quality Week - Process Mapping and Indicators! You brightened up our event. Congratulations! Thank you for sharing your knowledge and leading with mastery.

Geovana Oliveira Anschau, Igor Sousa and Tamires Romero

Santa Casa de Araraquara

Patricia's training on Non-Conformity, Root Cause and Action Plan was of excellent quality, making the content and concepts easy to understand and applicable to everyday life. Lessons with a relaxed atmosphere, without becoming tiresome. I recommend the training to anyone who really wants to expand their knowledge with quality.

Josiane Benitez

Energisa Mato Grosso do Sul

I highly recommend all the workshops and classes. Knowledge, competence, experience and clarity without any pomp and ego. I've taken dozens of courses in the area, and you know what? If you want to learn quality management "hands-on"? Go there, it's a no-brainer!

Pedro Henrique Souza

LC Advogados Associados

Patrícia, the material for the Critical Analysis Management Presentation was well prepared and helped me a lot, as I had already participated, but never prepared and conducted a meeting

Suzana Lima

Qualiexpert Online Shop for Quality Professionals

Hello Patricia, I bought some material from your site on Critical Analysis and I would like to congratulate you on the quality of the material you have made available. It helped me a lot. Congratulations, you've won a loyal customer!

Micaela

Qualiexpert Online Shop for Quality Professionals

Your work is very important and I like it because it's easy and straightforward. May God bless you and prosper more.

Mikaella Vaz

Qualiexpert Online Shop for Quality Professionals

I have purchased and studied your products and it has been very useful. Your language is useful and enlightening. You show a deep knowledge of the subject of Quality Management and the application of ISO. Congratulations!

Luiz Henrique Fabris

Qualiexpert Online Shop for Quality Professionals

The Senior Management Critical Analysis Presentation made it much easier for me to sort out the ideas for the meeting

Delma Felício

Qualiexpert Online Shop for Quality Professionals

We had a lot of positive feedback about the World Quality Week lecture - Raising Awareness of Quality. I hope we can continue the partnership on other occasions

Milene Aguiar

VMA SISMO

The way you link reality with practice is fantastic. Thank you for the valuable information!

Fernanda Craveiro

Online Shop

Thank you once again. The World Quality Week - Quality Awareness lecture was excellent.

Juliana Coura

EDF Renewables

I am very grateful for the Complete Internal Auditor Kit. There are lots of things I can implement to improve my system. It's very nice, I liked it a lot! I'm going to use your files as a basis for improving our processes, because I really liked them.

Márcia Siqueira

Centralit

Free content

Join the Qualiexpert community!

By joining the Qualiexpert community, you will have first-hand access to our monthly newsletter on Quality and Sustainability, Qualiexpert news and access to our free e-book  "5 tips for understanding quality management systems - even if you've never read ISO 9001", which includes incredible metaphors relating the Quality Management System to a Solar System.

It will be a joy and a privilege to have you in our community!

Sign up here 

* indicates required




Select all the ways in which you would like to receive our messages. After signing up, please also check your e-mail for more information:

We are committed to protecting and respecting your privacy. Click here to read our data protection, privacy and terms of use policy.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

    Enter your details to access Free content.

    Enter the code below in the field:

    Warning: The Really Simple CAPTCHA plugin is not active.

    Clients

    For information on the terms of use and privacy policy, click here

    Aware